Rio, Minas e SP têm maiores colégios eleitorais e voto do presidente
No Estado do Rio de Janeiro, 92 municípios vão escolher prefeitos e vereadores neste domingo. Em todo o estado, são pouco mais de 13 milhões de eleitores e na capital mais de 5 milhões.
O governo e a prefeitura publicaram decreto determinando a gratuidade de todo o transporte público – municipal e intermunicipal – até às 20h para facilitar a locomoção dos eleitores.
Em São Paulo 34 milhões de eleitores são esperados nas seções de votação em 645 municípios. Só na capital, são 9 milhões que irão decidir quem serão os novos prefeitos e vereadores e, na capital paulista, uma das disputas mais acirradas.
Em Minas Gerais, os eleitores também já estão indo às urnas. Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo, com quase 16 milhões e 500 mil eleitores. Em BH, são quase 2 milhões de votantes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também votou pela manhã, em São Bernardo do Campo, ABC Paulista, na escola estadual João Firmino. Ele afirmou que a eleição é o “momento mais extraordinário do povo dizer o que quer, de quem quer e para que quer”.
Disse ainda que esta é a oportunidade de o povo corrigir erros eventualmente cometidos em eleições anteriores e criticou as fake news.