logo Radioagência Nacional
Política

São Paulo terá 2° turno entre Nunes e Boulos; Paes é eleito no Rio

Vitória elegeu Lorenzo Pazolini e Belo Horizonte segue para 2° turno
Baixar
Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional
06/10/2024 - 23:00
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 01/10/2024 - Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, candidatos à prefeitura de São Paulo (SP). Eleições 2024. Foto: Edson Lopes JR./Prefeitura SP e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
© Edson Lopes JR./Prefeitura SP e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Em duas das quatro capitais do Sudeste, os próximos prefeitos já foram escolhidos neste domingo. No Rio de Janeiro, o atual prefeito Eduardo Paes, do PSD, conquistou mais de 60% dos votos válidos. Ele alcança, desta forma, o seu quarto mandato, se tornando o prefeito que mais tempo ocupou o cargo na capital fluminense.

Eduardo Paes tem 54 anos e é formado em direito pela PUC-Rio. Ele começou na política como subprefeito e já foi vereador, deputado federal e secretário estadual, antes de assumir o executivo municipal. Também já concorreu ao cargo de governador em duas ocasiões, mas não foi eleito. 

Situação semelhante ocorreu em Vitória, capital do Espírito Santo. O atual prefeito Lorenzo Pazolini, do Republicanos, venceu em primeiro turno com mais de 56% dos votos válidos. João Coser, do PT ficou em segundo lugar, com 15,62%.

Pazolini tem 42 anos, nasceu em Vitória e é formado em Direito, com pós-graduação em Segurança Pública. Ele foi deputado estadual de 2019 a 2020, antes de chegar à prefeitura da capital capixaba. Antes disso, atuou como auditor do Tribunal de Contas do Espírito Santo e foi delegado, ganhando notoriedade à frente da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. No próximo mandato, ele terá como vice a ex-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Cris Samorini. 

Já a maior cidade do Brasil só decidirá seu próximo prefeito no segundo turno. Em uma disputa bastante acirrada, o atual mandatário Ricardo Nunes, do MDB, levou cerca de 29,5% dos votos e em segundo lugar ficou Guilherme Boulos, do Psol, com pouco mais de 29%. O terceiro colocado, Pablo Marçal do PRTB, ficou de fora por uma diferença de menos de 60 mil votos.

Ricardo Nunes tem 56 anos, é empresário e se tornou prefeito em 2021, após a morte de Bruno Covas. Antes, ele foi vereador por dois mandatos. Já Guilherme Boulos tem 42 anos e é deputado federal e uma das principais figuras do Movimento de Trabalhadores Sem Teto do país.

Os eleitores de Belo Horizonte também irão às urnas mais uma vez no dia 27 de outubro. A disputa será entre Bruno Engler, do PL, que conquistou quase 35% dos votos e Fuad Noman, do PSD, que teve pouco mais de 26%.

Bruno Engler é o candidato mais jovem a disputar a prefeitura de Belo Horizonte. Com 27 anos, ele chegou a estudar a faculdade de Direito mas não concluiu o curso e atualmente exerce o segundo mandato como deputado estadual. Já o atual prefeito Fuad Noman tem 77 anos, é escritor, economista e foi servidor de carreira do Banco Central. Ele já foi secretário-executivo da Casa Civil no governo FHC, e teve cargos também na prefeitura de Belo Horizonte e no governo de Minas. Fuad assumiu a prefeitura de BH em 2018, após a renúncia de Alexandre Kalil. 

x