Coronavírus: circulação interna e viagens ao exterior são limitadas no Congresso
A partir desta quinta-feira estão suspensas, por prazo indeterminado, as sessões solenes, especiais, visitas guiadas e eventos coletivos nas dependências do Congresso Nacional em razão do aumento de casos do coronavírus no Brasil.
Também está restrita a circulação de pessoas. Apenas congressistas, profissionais da imprensa e servidores da Câmara e do Senado podem ter acesso às duas casas legislativas.
As novas regras foram adotadas para diminuir o risco de propagação do coronavírus, e foram publicadas nesta quarta-feira e começam a valer nesta quinta.
De acordo com o decreto do Senado, viagens em missão especial ao exterior também estão canceladas. Servidores ou parlamentares que estiveram em países com transmissão local do coronavírus, como China e Itália, e que apresentem sintomas como febre e tosse deverão ficar em quarentena por 14 dias.
A norma vale também para aqueles que tiveram contato com alguém que tenha confirmação de coronavírus e apresente sintoma.
Nestes casos, os servidores do Legislativo federal terão autorização para trabalhar em casa. Durante o período de afastamento, os servidores e colaboradores não poderão se ausentar do Distrito Federal ou do local de residência. No caso dos deputados, só retornarão ao estado de origem com autorização da Diretoria-Geral ou da Presidência da casa.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também instituiu um comitê de acompanhamento e controle do coronavírus no Senado.