SP tem recorde de internação por coronavírus, e UTIs se aproximam de lotação máxima

Coronavírus

Publicado em 15/04/2020 - 19:16 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

São Paulo registra recorde de internação por coronavírus nessa quarta-feira, e hospitais estão perto de lotação máxima. Governo diz que o pico acontece em maio.


O número de pacientes internados por coronavírus no estado de São Paulo passou de 5,8 mil. A maioria, 3,6 mil, é de casos suspeitos, pessoas que aguardam o resultado do teste.


Do total, 2,5 mil pessoas estão em UTIs. São pacientes ainda com suspeita e também os que já confirmaram infecção por Covid-19.


Em alguns hospitais de referência, a ocupação dos leitos de UTI passa de 80%. É o caso do Hospital das Clínicas, o maior da América Latina, que nessa quarta-feira tinha 73% dos leitos de enfermaria e 83% dos leitos de UTI ocupados.


No meio da coletiva de imprensa, o coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, David Uip, precisou atualizar a informação sobre outro hospital de referência, o Emílio Ribas.


“O diretor do Emílio Ribas, dr. Luís Carlos, acaba de informar que há 100% de ocupação dos leitos de UTI. São 30 leitos, todos ocupados”.


O tratamento demorado dos casos mais graves é outra preocupação. Segundo David Uip, um paciente com Covid-19 que precisa de UTI fica, em média, 15 dias internado. Isso se a pessoa evoluir para a cura. Se o caso é mais complicado, a média ultrapassa os 20 dias. Muito acima do tempo médio de internação em UTI.


Uip voltou a defender o isolamento social como forma de desafogar a estrutura de saúde, e lembrou que ainda não chegamos ao pico da epidemia.


“É importantíssimo, eu insisto muito no isolamento, no distanciamento social, para que consigamos achatar a curva e distribuir os casos nos próximos meses. Quando mais diluída essa curva for, melhor para o sistema de saúde. Mas nós vamos ter o pico. Nós vamos estar diante ou de uma montanha ou do pico do Everest. Isso nós vamos ver no decorrer do dia-a-dia”.


Segundo o secretário de Saúde do estado, José Henrique German, esse pico deve acontecer em maio.


“Essa expectativa é de acordo com o pico da própria doença, que pode estar chegando a partir de maio. Nessa ocasião vamos ter o sistema estressado ao máximo”.


Na região metropolitana, os leitos também começam a ficar mais raros. Nas cidades do grande ABC, o índice de ocupação de leitos – tanto nas enfermarias como nas UTIs – supera os 70%.


Já o índice de isolamento social continua estabilizado em 50% desde segunda-feira. Segundo o centro de contingência, o ideal seria que esse índice ficasse acima de 70%.


Até o começo da tarde, o estado de São Paulo tinha confirmados mais de 11 mil casos de coronavírus e 778 óbitos pela doença.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo