Vai à feira ou ao supermercado? Atenção, pois coronavírus pode sobreviver até 4 dias em embalagens

Vai à feira ou ao supermercado?

Publicado em 18/04/2020 - 07:55 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Além dos cuidados que devem ser tomados ao sair de casa para ir a supermercados e feiras, em meio a pandemia, as pessoas também devem dar uma atenção especial à higienização das compras ao chegar em casa. Segundo o professor de Infectologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Edmilson Migoswiski, dependendo da superfície, o novo coronavírus pode sobreviver por até 4 dias no ambiente.

 

Sonora: “A viabilidade do vírus varia muito de acordo com a superfície em que o vírus está e a temperatura ambiental, luminosidade e também umidade. Dependendo da situação, pode ser de três, quatro dias. Papel, 4 dias. Do plástico, 24 a 48 horas. Se você colocar a embalagem no sol, por exemplo, esse vírus vai inviabilizar mais rápido. Mas se colocar num local fresquinho aí não, num lugar ensolarado é o melhor a se fazer.”


Frutas, legumes e verduras também podem ser vetores do novo coronavírus e são necessários cuidados tanto para armazenamento, quanto no consumo.O professor indica os procedimentos que devem ser adotados na higiene desses alimentos.

 

Sonora: “Pode ser água e sabão. Ou água sanitária, também é bom pra passar e matar esse vírus. Essas substâncias que se coloca nos vegetais folhosos quase sempre são à base de água sanitária, base de cloro. A água sanitária, então, pode diluir e fazer a higienização dessas verduras e frutas.”


As embalagens de produtos industrializados também merecem atenção, pois são manipuladas por várias pessoas desde a fábrica até a sua disposição nas prateleiras e gôndolas de estabelecimentos comerciais, como explica o infectologista Edmilson Migoswiski.

 

Sonora: “Você pode deixar reservado isso num lugar bem ensolarado. Outra coisa é se abrir essa embalagem e transpor o alimento numa embalagem plástica tendo o controle da higienização da mesma. Tendo também o cuidado de desprezar a embalagem externa num lugar seguro.”

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo  coronavírus necessita de um hospedeiro para se multiplicar. A transmissão ocorre somente de pessoa para pessoa, de forma direta ao ter contato com um indivíduo contaminado, ou indireta, tendo contato com uma superfície contaminada e não higienizando as mãos posteriormente de forma correta.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo