Pesquisa identifica aumento de depressão e ansiedade durante pandemia

Durante pandemia

Publicado em 09/05/2020 - 06:50 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Desde o primeiro decreto de distanciamento social no Rio de Janeiro, há quase dois meses, a tesoureira Sandra Bezerra está fazendo home office. Com histórico de síndrome do pânico e depressão, ela conta como esse período tem impactado na sua saúde mental.


Como Sandra, outras tantas pessoas estão vivenciando o sofrimento psíquico diante das inúmeras perdas, não apenas de entes queridos, que cada um teve durante o período.


Os efeitos do impacto desses quase dois meses do isolamento na saúde mental das pessoas foram analisados em uma pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.


O estudo abrangeu outros oito estados e aponta um cenário preocupante. Os resultados mostram que os casos de depressão praticamente dobraram, enquanto as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% no período.


De acordo com o estudo, o sofrimento psíquico é maior nas pessoas que precisam sair de casa para trabalhar. As mulheres são mais propensas do que os homens a sofrer com estresse e ansiedade durante a quarentena.


A pesquisa foi realizada pelo Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Esportiva da Uerj, em parceria com o Yale New Haven Hospital, nos EUA.


Mais de 1,4 mil pessoas em 23 cidades de todas as regiões do país responderam a um questionário on-line com mais de 200 perguntas. A aplicação ocorreu em dois momentos: logo após o início da vigência do decreto com medidas restritivas do Rio, no dia 16 de março, e cerca de um mês depois. 


De acordo com o professor Alberto Filgueiras, do Instituto de Psicologia da Universidade, responsável pelo estudo, o aumento dos indicadores de sofrimento mental entre os participantes com o avançar da quarentena foi considerável.
.
Filgueiras explicou porque esse período pode ser mais cruel para quem não tem como parar, como os profissionais de saúde, motoristas, entregadores e outros trabalhadores das áreas essenciais.


O professor Alberto Filgueiras orienta que o momento é de evitar mudanças e não inventar coisas novas. Ter cautela no uso da internet, redes sociais, onde pipocam apelos para atividades diversas também pode ajudar a se manter em equilíbrio.  A pesquisa revelou que mais de 50% dos entrevistados disseram que recebiam informação de forma excessiva.


A psicóloga e coordenadora do site A Chave da Questão, Fátima Marques, é testemunha de como o adoecimento psíquico tem sido significativo. Com a colaboração de outros profissionais, Marques resolveu disponibilizar atendimento gratuito online na plataforma. A ideia inicial era oferecer psicoterapia, no entanto, a procura foi tamanha, que o serviço precisou ser adaptado para a modalidade de acolhimento, uma escuta terapêutica.


O site já atingiu um 1,5 milhão de acessos. Atualmente a plataforma atende a mais 3 mil chamados de pacientes por semana.  A psicóloga também confirma que as queixas dos pacientes mudaram com o passar do tempo no isolamento.


A psicóloga Fátima Marques deu uma outra dica importante. Ela explica que cada um está vivendo perdas que se assemelham ao luto, e que é preciso respeitar esse momento, sem muitas exigências. 


Além do site A Chave da Questão, que continua aberto para aqueles que precisarem de acolhimento, há inúmeras iniciativas espalhadas pelo país para atendimento gratuito online por psicólogos e outros profissionais de saúde nesse período de Pandemia.

Últimas notícias
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo