Casos de dengue, zika e chikungunya caem 97% na cidade do Rio durante pandemia

Durante pandemia

Publicado em 02/07/2020 - 20:06 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Os casos de dengue, zika e chikungunya no município do Rio de Janeiro tiveram queda de mais de 97% durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

 

A chikungunya foi a que teve a maior redução, cerca de 99,3%, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. De março a junho de 2020, foram registrados 224 casos, contra mais de 30 mil no mesmo período do ano passado.

 

A dengue teve queda de mais de 14,3 mil. Os quatro meses em que as medidas de restrição estiveram vigentes no município registraram no total 308 pacientes infectados. Uma queda de quase 98%.

 

A zika, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é a que tem menor incidência no município, ainda assim, a queda nos números foi de 98,9%. Foram 805 casos de março a junho do ano passado contra 9 no mesmo período deste ano.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano há uma tendência de queda em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, a redução é mais expressiva a partir do início do isolamento social. 

 

Nadja Greffe, superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, avalia que o fato de as pessoas permanecerem mais tempo em casa pode ter gerado uma mudança no comportamento da população voltada a prevenção aos criadouros do mosquito, mas Greffe afirma que também pode haver uma subnotificação dos casos.


A superintendente alerta, no entanto, que a redução nos números não deve ser motivo para que a população relaxe os cuidados, que devem ser mantidos.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Ambiental também observou a partir de março, durante o período de restrições por causa da pandemia, uma queda na produção de ovos do mosquito Aedes aegypti.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Arrecadação de 2020 mostra recuperação da economia, afirma Guedes

Mesmo com a crise econômica causada pelo coronavírus no país em 2020, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a queda na arrecadação dos impostos ficou acima do esperado pelas instituições financeiras.

Baixar arquivo
Saúde

Insumos para fabricar CoronaVac chegam nesta semana, diz Pazuello

Carregamento estava retido na China e deve gerar 8,5 milhões de doses. São 5,4 mil litros de IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, que serão entregues ao Instituto Butantan. Ainda não há data para envio da matéria-prima necessária para produção da vacina de Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vai começar a vacinar profissionais de saúde com mais de 60 anos

Ampliação da vacinação contra Covid-19 também vale para funcionários do sistema funerário. Na primeira fase foram priorizados trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, além de idosos e deficientes que vivem em abrigos e indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Desastre em Brumadinho: após 2 anos, famílias ainda aguardam Justiça

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão (Avabrum) realizou atividades nesta segunda-feira para homenagear os mortos no desastre, pedir agilidade da Justiça no julgamento dos responsáveis pela tragédia e cobrar reforço nas buscas de 11 mortos que ainda estão desaparecidos.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio faz campanha de orientação em áreas de lazer

Orientações sobre os cuidados necessários para se divertir com segurança nas áreas de lazer ao ar livre.

Baixar arquivo
Geral

Covid: 7 estabelecimentos são fechados no Rio durante fim de semana

Fiscalização contra aglomerações rendeu ainda 42 multas e o reboque de quase 300 veículos do Leme ao Grumari.

Baixar arquivo