Hospital Universitário Pedro Ernesto abre ala para reabilitação pós-Covid

Pedro Ernesto

Publicado em 29/07/2020 - 15:47 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Hospital Universitário Pedro Ernesto, na zona norte do Rio de Janeiro, abriu uma nova ala de cuidados especiais, para receber pessoas diagnosticadas com Covid-19. O objetivo é dar continuidade ao tratamento de pacientes que passaram pelo centro de terapia intensiva e, após o tratamento, mesmo sem a presença do vírus, ainda não têm condições clínicas para retornar com segurança para casa.

 

Atualmente, 18 pessoas estão sendo reabilitadas nesta unidade, mas cerca de 60 já passaram pela enfermaria pós-covid.

 

No local, esses pacientes recebem cuidados de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, além de ter suporte psicológico para lidar com as sequelas do isolamento e da internação.

 

De acordo com o médico intensivista, Marcelo Canetti, essa unidade foi pensada no período de pico da contaminação, quando o Pedro Ernesto chegou a ter 160 pessoas internadas, sendo metade em leitos de UTI. E, mesmo depois que negativavam para o coronavírus, continuavam precisando de cuidados hospitalares, por causa de doenças de base, que agravavam o quadro de covid, como diabetes e problemas cardíacos, por apresentarem sequelas.

 

Além disso, por causa do período de internação prolongado no CTI, muitos pacientes desenvolviam atrofia muscular, o que impossibilitava o retorno para casa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Vacinados ainda podem ser infectados pelo coronavírus

De acordo com especialistas, a imunização evita casos graves da doença, mas não impede que a pessoa seja reinfectada - e transmita o vírus. Para evitar o contágio, vacinação deve ser combinada com distanciamento social e uso de máscara.

Baixar arquivo
Política

Senado: Cronograma para CPI da Covid será apresentado na segunda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que na próxima segunda-feira, vai apresentar o cronograma e os procedimentos para a instalação da CPI da Covid-19.

Na primeira reunião serão escolhidos por meio de votação o presidente e o vice-presidente da Comissão.

Baixar arquivo
Política

Joaquim Silva e Luna é aprovado para a presidência da Petrobras

O general foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da estatal realizada nesta sexta-feira (16). Também foram nomeados os sete integrantes da Diretoria Executiva da estatal. Três deles foram reconduzidos ao cargo.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa chega neste sábado a Moscou para vistoriar fábrica da Sputnik V

Conclusões vão subsidiar decisão sobre uso da vacina no Brasil. Anvisa faz busca ativa das informações, já que 40% dos documentos que devem ser entregues pelos fabricantes estão incompletos ou não chegaram a ser apresentados.

Baixar arquivo
Saúde

SP: Crianças e gestantes foram vacinadas contra covid por engano

 Ao todo, 51 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 por engano no estado de São Paulo. Eram pessoas que deveriam tomar a vacina contra a gripe e acabaram recebendo doses da Coronavac.

Baixar arquivo
Geral

SP libera comércio e cultos religiosos em nova fase de transição

Medidas restritivas anunciadas ficam entre a atual fase vermelha do Plano São Paulo e a laranja, que adota restrições ainda mais brandas. As regras valem a partir de domingo (18).

Baixar arquivo