CNJ presta assistência a indígenas do Amapá e Amazonas

Comunidades recebem ajuda para combater a covid-19

Publicado em domingo, 16 Agosto, 2020 - 17:39 Por Maíra Heinen - Brasília

Comunidades indígenas do Vale do Javari, no Amazonas, e da terra indígena Tiryos, no Amapá, estão recebendo assistência para ações de combate à pandemia do novo coronavírus por intermédio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além de cestas de alimentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de caça e pesca, no Vale do Javari estão sendo montadas dez enfermarias de campanha para atender casos de covid-19 de leve e média complexidade. Próximo ao município de São Gabriel da Cachoeira, também foram montadas barreiras sanitárias.

Já no Amapá, além da entrega de alimentos, foram definidos procedimentos para que profissionais de saúde tenham acesso às comunidades de forma segura para realizar atendimentos.

O Ministério da Defesa disponibilizou o transporte aéreo para as ações.

A iniciativa ocorre no contexto do Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão, que tem como prioridade a prevenção e o combate à pandemia de covid-19, em especial junto a pessoas vulneráveis.

O Observatório Nacional é uma iniciativa do CNJ, em parceira com o Conselho Nacional do Ministério Público, para o aperfeiçoamento da atuação das instituições em ocorrências de grandes proporções.

Dados atualizados nesse sábado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde confirmam 19.573 casos de covid-19 entre indígenas e 338 mortes. 1.007 casos estão em investigação.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Morre Jane Di Castro, artista pioneira na luta LGBTI

Atriz e cantora foi vítima de um câncer e estava internada desde o último dia 14

Baixar arquivo
Saúde

Rodrigo Maia busca consenso para impasse sobre vacina chinesa

Após encontro com governador João Doria nesta sexta-feira (23), presidente da Câmara disse estar aberto ao diálogo para garantir acesso à CoronaVac, e defendeu a produção da vacina em parceria com o Instituto Butantan

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (23) a importação de 6 milhões de doses da vacina experimental contra a covid-19, fabricada pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.

Baixar arquivo
Saúde

Apesar de queda, regiões estão em zona de risco para SRAG

Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta que ocorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave ainda é alta no país

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por covid-19 caem 17,5% no país

Pandemia desacelerou na semana de 11 a 17 de outubro

Baixar arquivo