CNJ presta assistência a indígenas do Amapá e Amazonas

Comunidades recebem ajuda para combater a covid-19

Publicado em 16/08/2020 - 17:39 Por Maíra Heinen - Brasília

Comunidades indígenas do Vale do Javari, no Amazonas, e da terra indígena Tiryos, no Amapá, estão recebendo assistência para ações de combate à pandemia do novo coronavírus por intermédio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além de cestas de alimentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de caça e pesca, no Vale do Javari estão sendo montadas dez enfermarias de campanha para atender casos de covid-19 de leve e média complexidade. Próximo ao município de São Gabriel da Cachoeira, também foram montadas barreiras sanitárias.

Já no Amapá, além da entrega de alimentos, foram definidos procedimentos para que profissionais de saúde tenham acesso às comunidades de forma segura para realizar atendimentos.

O Ministério da Defesa disponibilizou o transporte aéreo para as ações.

A iniciativa ocorre no contexto do Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão, que tem como prioridade a prevenção e o combate à pandemia de covid-19, em especial junto a pessoas vulneráveis.

O Observatório Nacional é uma iniciativa do CNJ, em parceira com o Conselho Nacional do Ministério Público, para o aperfeiçoamento da atuação das instituições em ocorrências de grandes proporções.

Dados atualizados nesse sábado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde confirmam 19.573 casos de covid-19 entre indígenas e 338 mortes. 1.007 casos estão em investigação.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo