Favelas do Rio recebem 4ª etapa de testagem rápida para coronavírus
Comunidades cariocas já estão recebendo a quarta etapa da testagem rápida para o novo coronavírus. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde utiliza uma metodologia baseada na escolha aleatória de áreas e moradores das comunidades.
As equipes sorteiam as áreas que já estão mapeadas pela Estratégia de Saúde da Família. A superintendente de Vigilância em Saúde, Nádia Greffe, explica que mais de 3 mil moradores de seis comunidades deverão ser testados até sexta-feira (4).
Os agentes vão fazer o teste na residência dos moradores. Apenas um membro da família é escolhido em cada casa, por sorteio. O teste rápido é aplicado na própria residência: basta uma espetadinha na ponta do dedo e a coleta de uma gota de sangue – o resultado sai na hora.
Nas três etapas anteriores, foram testados 9.605 moradores de Realengo, Campo Grande, Rio das Pedras, Cidade de Deus, Rocinha e Maré. A ação começou em 1º de junho e, até novembro, vai alcançar 19 comunidades de várias regiões do município. O objetivo é testar 20 mil pessoas que residem em favelas da cidade.
A ação servirá de base para o município identificar o percentual de infectados pelo novo coronavírus e fundamentar o planejamento estratégico de ampliação das atividades econômicas e serviços em geral.
O teste aplicado identifica tanto os anticorpos produzidos na fase inicial da doença – a partir do 8º dia de infecção – quanto os que são produzidos em fases mais tardias da doença ou após a recuperação do doente. Até mesmo quem foi infectado, mas não apresentou sintomas pode ser identificado.
A testagem é feita por agentes de saúde da Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância de Saúde. Os dados são enviados à Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses.
![Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 18/12/2024 O Congresso Nacional realiza sessão semipresencial para votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. (Senadores e Deputados da oposição e do governo negociam antes da votação da LDO). Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Ivan Alvarado/File Photo/Direitos reservados FILE PHOTO: A passenger plane arrives at the Arturo Merino Benitez International Airport in Santiago](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução U.S. President Donald Trump speaks after being sworn in during the inauguration of Donald Trump as the 47th president of the United States takes place inside the Capitol Rotunda of the U.S. Capitol building in Washington, D.C., Monday, January 20, 2025. It is the 60th U.S. presidential inauguration and the second non-consecutive inauguration of Trump as U.S. president. Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ailton Fernandes/Casa Civil Brasília (DF), 20/01/2025 - Ministro da Casa Civil, Rui Costa, fala com jornalistas após reunião Ministerial, na Residência oficial da Granja do Torto. Foto: Ailton Fernandes/Casa Civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Missa em homenagem a São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, celebrada pelo cardeal arcebispo, Dom Orani Tempesta, na Basílica de São Sebastião.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)