Ministério publica nova portaria sobre interrupção legal da gravidez
Nova portaria do ministério da saúde a respeito de interrupção de gravidez, publicada nesta quinta-feira (24), retira a palavra obrigatória no trecho em que determina que o profissional da saúde comunique às autoridades policiais a ocorrência da gravidez por estupro.
A portaria 2561/2020 também retira o trecho que determinava que a equipe médica relatasse à mulher a possibilidade de visualizar o feto ou embrião por meio de ultrassonografia antes de realizar o procedimento de aborto.
Por outro lado, a nova portaria ainda mantém determinações da anterior, publicada em agosto. Entre elas, está a de que a paciente e a equipe médica deverão assinar uma série de termos e relatórios distribuídos em 4 fases para darem continuidade ao processo do aborto.
A nova portaria também mantém a confidencialidade dos termos e prontuário médico do procedimento, mas ressalvando que eles são passíveis de compartilhamento mediante requisição judicial.
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 04/01/2025 - A ONG Rio de Paz realiza nova manifestação com parentes das crianças mortas por bala perdida no Rio na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde a prefeitura retirou as faixas da manifestação anterior. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Erilene (27 anos), Mauro (05 anos) Elias (06 meses) - Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) - Arquivo - Onda de calor atinge Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal Jr/Agência Brasi Cartões de crédito](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Pictures Brasília (DF), 23/09/2024 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Pictures](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Adoção, crianças](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)