Saúde mental dos trabalhadores na pandemia é avaliada em pesquisa

Mais de 185 mil profissionais voluntários responderam o questionário

Publicado em 10/09/2020 - 13:19 Por Maíra Heinen - Brasília

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sobre saúde mental dos profissionais que atuam no combate à covid-19 aponta que a maioria dos trabalhadores estão com bons níveis de saúde psicológica e psiquiátrica. A pesquisa foi realizada por meio de questionários respondidos por mais de 185 mil profissionais voluntários, entre maio e julho deste ano.

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde realizou a pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e com a Associação Brasileira de Psiquiatria.

A intenção é, a partir dos dados do levantamento, traçar estratégias para intensificar o cuidado com a saúde mental dos profissionais.

Segundo o estudo, 58,4% dos participantes apresentam sintomas psicológicos e psiquiátricos abaixo da média na população brasileira.

Também foi avaliada qualidade de vida na saúde física, qualidade do sono e energia para o trabalho, em que 81,7% dos participantes relataram níveis bons ou muito bons.

A pesquisa foi realizada com indivíduos da faixa etária que vai de 20 a 79 anos. Também foi feito um perfil sociodemográfico dos participantes. A maioria dos profissionais que integram a linha de frente de combate à covid-19 são mulheres, 80%. 61% se declaram como etnia branca, seguido por 29% que se declaram como pardos.

O Ministério da Saúde informou que tem oferecido suporte psiquiátrico aos profissionais que foram enviados ao Amazonas através da ação estratégica, com o acompanhamento emocional, por meio de consultas presenciais, atendimentos online e suporte psíquico por aplicativo de mensagens, quando necessário.

Para outros locais, presta serviços de suporte psicológico através de teleconsulta por meio de uma central de atendimento que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo 0800 644 6543.

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo