logo Radioagência Nacional
Saúde

Saúde mental dos trabalhadores na pandemia é avaliada em pesquisa

Mais de 185 mil profissionais voluntários responderam o questionário
Baixar
Maíra Heinen
10/09/2020 - 13:19
Brasília

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sobre saúde mental dos profissionais que atuam no combate à covid-19 aponta que a maioria dos trabalhadores estão com bons níveis de saúde psicológica e psiquiátrica. A pesquisa foi realizada por meio de questionários respondidos por mais de 185 mil profissionais voluntários, entre maio e julho deste ano.

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde realizou a pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e com a Associação Brasileira de Psiquiatria.

A intenção é, a partir dos dados do levantamento, traçar estratégias para intensificar o cuidado com a saúde mental dos profissionais.

Segundo o estudo, 58,4% dos participantes apresentam sintomas psicológicos e psiquiátricos abaixo da média na população brasileira.

Também foi avaliada qualidade de vida na saúde física, qualidade do sono e energia para o trabalho, em que 81,7% dos participantes relataram níveis bons ou muito bons.

A pesquisa foi realizada com indivíduos da faixa etária que vai de 20 a 79 anos. Também foi feito um perfil sociodemográfico dos participantes. A maioria dos profissionais que integram a linha de frente de combate à covid-19 são mulheres, 80%. 61% se declaram como etnia branca, seguido por 29% que se declaram como pardos.

O Ministério da Saúde informou que tem oferecido suporte psiquiátrico aos profissionais que foram enviados ao Amazonas através da ação estratégica, com o acompanhamento emocional, por meio de consultas presenciais, atendimentos online e suporte psíquico por aplicativo de mensagens, quando necessário.

Para outros locais, presta serviços de suporte psicológico através de teleconsulta por meio de uma central de atendimento que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo 0800 644 6543.

 

x