Vigilância Sanitária do Rio vistoria 16 cinemas

Publicado em 17/09/2020 - 16:24 Por Solimar LUz - Brasília

Apesar do anúncio da prefeitura do Rio de Janeiro, autorizando a reabertura das salas de cinema na capital fluminense, os exibidores da cidade decidiram que, por enquanto, não vão reabrir.

A decisão foi tomada depois que a prefeitura carioca decidiu proibir a comercialização de comidas e bebidas, em cumprimento às medidas de prevenção à covid-19.

O presidente do Sindicato das Empresas Exibidoras do Estado do Rio de Janeiro, Gilberto Leal, esclarece que, sem o funcionamento das bonbonnières, onde são vendidos lanches e doces na recepção das salas,, a reabertura é economicamente inviável. De acordo com empresas do setor, elas representam até metade das receitas de alguns cinemas.    

Para avaliar a situação, e garantir que os cinemas sejam reabertos seguindo todos os protocolos de segurança, técnicos da Vigilância Sanitária da cidade do Rio de Janeiro promovem uma ação de fiscalização em 16 cinemas da cidade para verificar as condições higiênico-sanitárias e o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus. 

De acordo com a prefeitura, a pedido dos gestores de cinemas, os fiscais também estão orientando sobre o consumo e a venda de bebidas e de alimentos nesses locais, que ainda estão proibidos e só serão liberados após avaliação do Comitê Científico da Prefeitura.

A prefeitura ressalta ainda que as medidas do Plano de Retomada do município são previsões, e podem ser alteradas de acordo com o monitoramento das curvas de contágio da covid-19.

A fase 6B de flexibilização está prevista para o dia 1º de outubro, e será a última do plano de flexibilização do Rio. Depois, a cidade entrará no chamado “período conservador”, menos restritivo.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo