CoronaVac: Anvisa autoriza compra de insumos para 40 milhões de doses

Com importação de matéria-prima, Butantan poderá produzir vacina

Publicado em quarta-feira, 28 Outubro, 2020 - 19:52 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação da matéria-prima necessária para a produção de 40 milhões de doses da vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.

A autorização foi aprovada por unanimidade pela diretoria colegiada da Anvisa, mas acontece em caráter excepcional, já que a vacina ainda não tem registro no Brasil e está em estudo clínico, na chamada fase III, que vai avaliar a eficácia do imunizante na prevenção de casos de covid-19.

A decisão foi anunciada pela agência horas depois da cobrança feita pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, questionando a demora na liberação.

O pedido para importação do princípio ativo para a produção de 40 milhões de doses da vacina foi feito há pouco mais de um mês, no dia 23 de setembro. Agora, com a autorização, o Butantan pode começar a fabricar o imunizante.

Mas a vacinação propriamente dita ainda não está autorizada, e isso só vai acontecer depois que a CoronaVac passar por todos os testes clínicos. Segundo o Instituto Butantan, a vacina já se mostrou segura, e agora precisa comprovar que é efetiva para a prevenção.

Na semana passada, a Anvisa já tinha autorizado a importação de 6 milhões de doses da vacina pronta. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Eleições 2020

Saiba qual o caminho que o seu voto percorre até o anúncio do vencedor

A urna eletrônica é uma velha conhecida dos brasileiros, presente nas eleições desde 1996. Mas você já parou para pensar em como funciona todo o processo e votação desde o momento de registro do voto até a apuração? Conheça os detalhes desse caminho rumo a mais uma escolha democrática.

Baixar arquivo
Eleições 2020

57 municípios voltam às urnas hoje para escolher prefeitos

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o horário de votação será das 7h às 17h. Idosos e pessoas do grupo risco devem votar preferencialmente entre 7h e 10h, quando há menos filas. O uso de máscaras é obrigatório.

Baixar arquivo
Eleições 2020

"Não entregue aos outros o seu destino", pede Barroso aos eleitores

Em pronunciamento em rede nacional na noite deste sábado, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral Luiz Roberto Barroso convocou os eleitores de 57 cidades brasileiras onde haverá segundo turno a comparecerem às urnas neste domingo, inclusive quem deixou de votar no primeiro turno.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Emissão de gases poluentes no mundo cai, mas CO2 continua a aumentar

Segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial da ONU, no período mais intenso de confinamento, as emissões globais caíram 17%. A previsão é que para este ano as emissões totais de gases possam ser reduzidas de 4 a 8%. Mas a queda não foi capaz de diminuir a concentração de dióxido de carbono (CO2) – que produz o efeito estufa.

Baixar arquivo
Geral

Natal iluminado: pisca-pisca é item popular, mas pode oferecer perigo

Um dos enfeites mais populares de Natal, o pisca-pisca é facilmente encontrado à venda no fim do ano. Mas é preciso tomar cuidado na hora de escolher e instalar essas luzes. Se o produto for de baixa qualidade ou instalado de forma incorreta, pode provocar incêndios ou choques elétricos. Saiba o que é preciso observar para garantir a segurança do item.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Relembre medidas contra Covid-19 que devem ser cumpridas no domingo

37 milhões de brasileiros vão escolher o futuro prefeito neste 2º turno. Quem não votou no 1º turno pode comparecer às urnas neste domingo - mesmo quem ainda não justificou a ausência. Mas é preciso lembrar de tomar precauções para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Baixar arquivo