CoronaVac: Anvisa autoriza compra de insumos para 40 milhões de doses

Com importação de matéria-prima, Butantan poderá produzir vacina

Publicado em 28/10/2020 - 19:52 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação da matéria-prima necessária para a produção de 40 milhões de doses da vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.

A autorização foi aprovada por unanimidade pela diretoria colegiada da Anvisa, mas acontece em caráter excepcional, já que a vacina ainda não tem registro no Brasil e está em estudo clínico, na chamada fase III, que vai avaliar a eficácia do imunizante na prevenção de casos de covid-19.

A decisão foi anunciada pela agência horas depois da cobrança feita pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, questionando a demora na liberação.

O pedido para importação do princípio ativo para a produção de 40 milhões de doses da vacina foi feito há pouco mais de um mês, no dia 23 de setembro. Agora, com a autorização, o Butantan pode começar a fabricar o imunizante.

Mas a vacinação propriamente dita ainda não está autorizada, e isso só vai acontecer depois que a CoronaVac passar por todos os testes clínicos. Segundo o Instituto Butantan, a vacina já se mostrou segura, e agora precisa comprovar que é efetiva para a prevenção.

Na semana passada, a Anvisa já tinha autorizado a importação de 6 milhões de doses da vacina pronta. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Motoristas de aplicativos fazem protesto contra preços de combustíveis

Uma manifestação de motoristas de aplicativos contra o aumento no preço dos combustíveis provocou um extenso engarrafamento na avenida Brasil em direção ao centro do Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

ABL atualiza Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Muitos acréscimos estão relacionados aos novos termos originados do desenvolvimento científico e tecnológico. Também foram incluídos verbetes surgidos no contexto da pandemia do novo coronavírus, assim como o registro mais abrangente de nomes de povos indígenas.

Baixar arquivo
Saúde

Tripulantes de navio ancorado em Santos estão com variante delta

Tripulantes de um navio ancorado em Santos, no litoral paulista, estão com a variante delta do coronavírus. No Paraná, casos de covid-19 também foram identificados em três navios.

Baixar arquivo
Esportes

Ingrid Oliveira termina em 24º lugar nos saltos ornamentais

Classificava para as semifinais somente as 18 melhores colocadas das 30 competidoras presentes no Centro Aquático de Tóquio, na capital Tóquio.

Baixar arquivo
Esportes

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminam em 9º na vela

A dupla disputou a Medal Race, regata final e decisiva, na classe 470 e ficou na 10ª colocação. Com este resultado, elas terminaram em nono lugar geral.

Baixar arquivo
Saúde

Sommeliers de vacina vão para o final da fila em São Paulo

Em menos de uma semana, a prefeitura de São Paulo já transferiu para o final da fila 445 pessoas que se recusaram a tomar vacina contra a covid 19 em função da marca do imunizante.

Baixar arquivo