OMS constata abandono de serviços de saúde mental em 93% de 130 países

Mas especialistas recomendam atenção especial durante a pandemia

Publicado em 10/10/2020 - 09:01 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Hoje (10) é o Dia Internacional da Saúde Mental, tema que pode ter sido deixado de lado com o surgimento da pandemia da covid-19, segundo a OMS, a Organização Mundial da Saúde.

Mas os especialistas alertam: o novo vírus tem impactos sobre a saúde mental de toda a população. Por causa disso, os governos devem manter serviços assistenciais para depressão, ansiedade, consumo abusivo de álcool e outras drogas, e demais patologias associadas à saúde mental.

Um estudo da OMS revelou que 93% dos 130 países pesquisados interromperam os serviços de saúde mental por causa da pandemia neste ano. Isso ao mesmo tempo que o novo coronavírus tem aumentado a demanda por esse tipo de atendimento.

A diretora da OMS para Saúde Mental, Devora Kestel, ressaltou que, com a pandemia, é preciso aumentar o investimento nessa área da saúde.

A pesquisa da OMS realizada de junho a agosto deste ano revela que mais de 60% dos países relataram interrupção generalizada de serviços de saúde mental, sendo que 35% dos países também interromperam os atendimentos de emergência nessa área.

A presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria do Distrito Federal, Renata Figueiredo, afirma que não é possível ter saúde sem saúde mental. Ela ressalta que, quando estamos abalados pela tristeza, cansaço, falta de vontade ou de prazer, temos dificuldade para realizar ações básicas e de lazer, como praticar atividade física e cuidar da alimentação.

A psiquiatra destaca que, como a pandemia passou a ser prioridade, os serviços de saúde mental têm sido reduzidos.

Neste Dia Mundial da Saúde Mental, a OMS reforça a necessidade de mais financiamento para o setor que, segundo a organização, conta, em média, com cerca de 2% do total do orçamento nacional de saúde dos países.

Ainda segundo estimativa da OMS, perde-se, anualmente, cerca de US$ 1 trilhão em produtividade econômica por causa de doenças como depressão e ansiedade.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Internacional

Tribunal peruano ordena libertação do ex-presidente Alberto Fujimori

Fujimori cumpre pena de 25 anos por corrupção e abusos contra os direitos humanos. Alberto Fujimori assumiu a presidência em 1990 e ficou no poder por mais de 10 anos. A justiça peruana acatou um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente que destacava a sua idade avançada e sua saúde precária.

Baixar arquivo
Política

Nunes Marques pede vista em julgamento no STF sobre leis das estatais

Os ministros analisam a ação proposta pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B) que questiona trechos da legislação que limitam a indicação de pessoas para os Conselhos de Administração e para as diretorias das estatais. 

Baixar arquivo
Internacional

FAB vai realizar 11º voo de repatriação de brasileiros em Gaza

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o 11º voo da “Operação Voltando em Paz” decola do Rio de Janeiro nesta quinta-feira. O destino é o Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito. A decolagem está prevista para as 9h da manhã, e a viagem deve durar 15 horas. 

Baixar arquivo
Geral

EBC firma acordo de cooperação com 16 Institutos Federais

Com as parcerias, 49 novas emissoras de rádio FM vão transmitir conteúdos locais dos próprios institutos e das emissoras de rádio da EBC, com o compromisso de ajudar a construir cidadania, combater desinformação, ser plural e educativa.

Baixar arquivo
Internacional

Acordo entre Mercosul e Singapura deve ampliar relações comerciais

Segundo o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, a iniciativa deverá selar a participação dos países sul-americanos na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASIAN).

Baixar arquivo
Geral

75% dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil são seguros

No entanto, um quarto dos produtos tem alguma situação fora das regras da Anvisa. A agência apresentou nesta quarta-feira (6) os números do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, com dados de 2018 a 2019 e 2022.

Baixar arquivo