OMS constata abandono de serviços de saúde mental em 93% de 130 países

Mas especialistas recomendam atenção especial durante a pandemia

Publicado em 10/10/2020 - 09:01 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Hoje (10) é o Dia Internacional da Saúde Mental, tema que pode ter sido deixado de lado com o surgimento da pandemia da covid-19, segundo a OMS, a Organização Mundial da Saúde.

Mas os especialistas alertam: o novo vírus tem impactos sobre a saúde mental de toda a população. Por causa disso, os governos devem manter serviços assistenciais para depressão, ansiedade, consumo abusivo de álcool e outras drogas, e demais patologias associadas à saúde mental.

Um estudo da OMS revelou que 93% dos 130 países pesquisados interromperam os serviços de saúde mental por causa da pandemia neste ano. Isso ao mesmo tempo que o novo coronavírus tem aumentado a demanda por esse tipo de atendimento.

A diretora da OMS para Saúde Mental, Devora Kestel, ressaltou que, com a pandemia, é preciso aumentar o investimento nessa área da saúde.

A pesquisa da OMS realizada de junho a agosto deste ano revela que mais de 60% dos países relataram interrupção generalizada de serviços de saúde mental, sendo que 35% dos países também interromperam os atendimentos de emergência nessa área.

A presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria do Distrito Federal, Renata Figueiredo, afirma que não é possível ter saúde sem saúde mental. Ela ressalta que, quando estamos abalados pela tristeza, cansaço, falta de vontade ou de prazer, temos dificuldade para realizar ações básicas e de lazer, como praticar atividade física e cuidar da alimentação.

A psiquiatra destaca que, como a pandemia passou a ser prioridade, os serviços de saúde mental têm sido reduzidos.

Neste Dia Mundial da Saúde Mental, a OMS reforça a necessidade de mais financiamento para o setor que, segundo a organização, conta, em média, com cerca de 2% do total do orçamento nacional de saúde dos países.

Ainda segundo estimativa da OMS, perde-se, anualmente, cerca de US$ 1 trilhão em produtividade econômica por causa de doenças como depressão e ansiedade.

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Fies divulga regras para renegociação de dívidas

O governo federal regulamentou o programa que permite a renegociação de dívidas de financiamentos concedidos com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Baixar arquivo
Segurança

Isolamento na pandemia ajuda a reduzir roubos no Rio de Janeiro

Nos nove primeiros meses de 2020, houve queda de 42% nos roubos de rua e de 33% nos roubos de veículos

Baixar arquivo
Segurança

Operação no Rio prende ex-tabelião do cartório de Buzios

Albert Danan, ex-tabelião do cartório de Búzios, foi preso nesta quinta-feira (22) na Região dos Lagos. A ação, batizada de Registro Paralelo II, investiga supostas fraudes em processos de registros de imóveis. Também é alvo da ação o advogado Allan Vinicius Almeida Queiroz, considerado foragido. Os dois são acusados de concussão, que é quando um servidor público exige vantagem indevida.

Baixar arquivo
Economia

Saldo de geração de empregos deve ficar positivo até novembro

A previsão está no relatório Informe Conjuntural, do terceiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria.  Mesmo com a pandemia ainda em curso, a geração de emprego começa a dar sinais de recuperação. Segundo dados do Caged, o saldo de empregos entre janeiro e agosto foi negativo em 849 mil postos de trabalho. Mas, o bimestre julho-agosto, analisado em separado, apresentou um saldo positivo em todos os setores.

Baixar arquivo
Segurança

PF faz operação contra criminosos especializados em fraudes na Caixa

No total, estão sendo cumpridos na operação chamada de Abono, realizada na região metropolitana do Rio, 8 mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão. Segundo a Polícia, na residência de um dos presos foram encontrados diversos documentos falsificados e material utilizado para a falsificação. Os prejuízos causados pelo grupo seriam superiores a R$ 2 milhões.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Seca intensa atingiu o DF e mais 15 estados em setembro

Não foi só impressão. A seca foi realmente mais intensa na maioria dos estados brasileiros em setembro, em comparação a agosto.

Baixar arquivo