Aeroportos têm novas regras para pessoas que vierem de fora do Brasil

Desembarcantes terão que apresentar teste negativo para covid

Publicado em 29/12/2020 - 13:46 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Brasileiros e estrangeiros que venham do exterior pelos aeroportos terão que apresentar teste negativo para o novo coronavírus a partir desta quarta-feira (30). Também será necessário preencher um formulário informando sobre a saúde do viajante, onde ele ainda se compromete a adotar as medidas sanitárias determinadas no Brasil.

A portaria com as novas regras foi publicada no dia 17 de dezembro, mas só começa a valer nesta quarta-feira (30). O teste para detectar ou não a presença do vírus deve ser feito em até 72 horas antes do embarque e precisa ser o teste RT-PCR, que detecta a presença do vírus e é processado em laboratório.

Já o laboratório deve ser reconhecido pela autoridade de saúde do país de embarque. Crianças abaixo de 12 anos estão isentas dessa obrigação, desde que acompanhadas por responsável que tenha feito o teste.

Também será necessário, para entrar no Brasil pelos aeroportos, preencher uma declaração sobre a própria saúde. Nela, o viajante ainda se compromete a usar máscara, evitar aglomerações e manter distanciamento de pelo menos 1m de outras pessoas.

As novas regras atendem às recomendações da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na tentativa de reduzir a entrada no país de pessoas infectadas.

Além disso, o governo já havia proibido desde o último dia 25 de dezembro a entrada de voos do Reino Unido ou da Irlanda do Norte, por conta da nova cepa do coronavírus identificada na região e que pode ser ainda mais transmissível que o vírus que circula no Brasil.

Para desembarcar no país, passageiros que fizeram escala no Reino Unido ou na Irlanda do Norte serão obrigados a ficar 14 dias de quarentena.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo
Segurança

Golpe! Falsários enviam carta informando sobre supostas indenizações

Mais um golpe na praça. Tem gente se passando por representante do Ministério da Economia e enviando uma carta para contribuintes informando sobre supostas indenizações ou resgate de contribuições previdenciárias.

Baixar arquivo
Internacional

Consulado do Japão oferece 6 tipos de bolsas de estudo a brasileiros

As oportunidades são para cursos de graduação com duração de 5 anos; escola técnica com previsão de formação em 4 anos e cursos profissionalizantes com duração de 3 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vacina pessoas a partir de 41 anos com comorbidades

A partir desta semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro passa a vacinar duas faixas etárias por dia contra a covid-19. A imunização será para quem tem 42 e 41anos e tem comorbidades. Profissionais de saúde também devem procurar os postos de vacinação de acordo com a idade.

Baixar arquivo