Vacina da Oxford chega ao Brasil no 1º semestre de 2021

Laboratório fornecerá vacina a preço de custo e não será obrigatória

Publicado em 02/12/2020 - 13:59 Por Nelson Lin - São Paulo

Mais de 100 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Oxford Aztrazeneca vão chegar ao país no 1º semestre do ano que vem. Outras 160 milhões de doses serão desenvolvidas pela Fiocruz no 2o semestre. Ao todo serão 260 milhões de doses contra a covid-19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello, em reunião da comissão parlamentar mista para acompanhamento de medidas contra o novo coronavírus. O ministro afirmou que a grande vantagem do acordo com a Aztrazeneca é que o laboratório vai fornecer a vacina a preço de custo durante a todo o período de pandemia. Pazzuelo ressaltou que segue o entendimento do presidente da República Jair Bolsonaro da não obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19. Mas lembrou que aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal a respeito do assunto. A respeito dos mais de seis milhões de testes para detectar o novo coronavírus que venceriam agora em dezembro, o Ministério da Saúde afirmou que que já entrou com pedido de extensão de validade no último dia 27 de novembro. De acordo com a fabricante de testes, Sigeene essa extensão é possível, mas o ministério ainda aguarda um posicionamento da Anvisa. Procurada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária afirmou que não há novidade sobre o assunto.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo