Avião vai à Índia buscar 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca

A aeronave parte hoje (14) do Galeão e deve chegar sábado no Brasil

Publicado em 14/01/2021 - 10:05 Por Victor Ribeiro - Brasília

Um avião da empresa Azul decola nesta quinta-feira (14) rumo a Mumbai, na Índia. Essa aeronave deve pousar sábado no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, e fabricada pelo laboratório Serum.

São as doses para as quais a Fiocruz solicitou autorização de uso emergencial. Já o Instituto Butantan fez o pedido emergencial para 6 milhões de doses da vacina produzida em parceria com o laboratório Sinovac.

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sai neste domingo (17) ao fim de uma reunião marcada para as 10h e com previsão de durar cinco horas. Todo o país pode acompanhar ao vivo pela TV Brasil e nos perfis da Anvisa, nas redes sociais.

Em uma entrevista coletiva nessa quarta-feira (13), o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, comentou o clima de expectativa.

Os lotes só poderão ser distribuídos depois da aprovação da vacina pela Anvisa. Por isso, a estimativa de Élcio Franco é que, se a agência reguladora autorizar o uso emergencial no domingo, as vacinas cheguem a todos os estados até o fim da semana que vem.

Franco ressaltou a importância de começar a vacinação, ao mesmo tempo, em todos os estados.

Além dos pedidos de uso emergencial das vacinas feitos pela Fiocruz e pelo Butantan, a farmacêutica União Química aguarda a autorização da Anvisa para começar o teste clínico da fase 3, de pesquisa em humanos, da vacina Sputnik V, do Instituto Gamalea. De acordo com a empresa brasileira, assim que o estudo for permitido, eles também vão pedir o uso emergencial, para 10 milhões de doses.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Variante brasileira da covid-19 predomina no Rio de Janeiro

A conclusão é de um estudo da Secretaria de Estado de Saúde. Nos dados analisados, a linhagem P1, que teve maior frequência, foi identificada em 94,44% das amostras, e em todas as regiões do estado.

Baixar arquivo
Educação

Mais uma fase da retomada de aulas presenciais começa no Rio

A nova fase do ensino presencial envolve alunos do 3º ao 6º ano, assim como as turmas iniciais, contemplando todo o Ensino Fundamental I. As crianças da pré-escola, primeira e segunda séries já estão comparecendo às aulas desde fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escritório Virtual Social já está disponível em plataformas digitais

O aplicativo Escritório Virtual Social, lançado nessa terça-feira (20) pelo Conselho Nacional de Justiça, pretende auxiliar os egressos do sistema prisional a serem reinseridos na sociedade.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: monitoramento de esgotos ajuda a mapear pandemia no Brasil

Realizada desde abril do ano passado, em Belo Horizonte, a iniciativa foi estendida para Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Tumulto vacinação: Duque de Caxias pode ser alvo de nova ação judicial

A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, pode ser novamente acionada pela Justiça por causa da sua tumultuada campanha de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Justiça

STJ diz que condomínio pode proibir aluguel de apartamento via Airbnb

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça permitiu que um condomínio de Porto Alegre proíba os moradores de colocarem apartamentos para alugar por temporada no site Airbnb.

Baixar arquivo