Avião vai à Índia buscar 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca

A aeronave parte hoje (14) do Galeão e deve chegar sábado no Brasil

Publicado em 14/01/2021 - 10:05 Por Victor Ribeiro - Brasília

Um avião da empresa Azul decola nesta quinta-feira (14) rumo a Mumbai, na Índia. Essa aeronave deve pousar sábado no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, e fabricada pelo laboratório Serum.

São as doses para as quais a Fiocruz solicitou autorização de uso emergencial. Já o Instituto Butantan fez o pedido emergencial para 6 milhões de doses da vacina produzida em parceria com o laboratório Sinovac.

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sai neste domingo (17) ao fim de uma reunião marcada para as 10h e com previsão de durar cinco horas. Todo o país pode acompanhar ao vivo pela TV Brasil e nos perfis da Anvisa, nas redes sociais.

Em uma entrevista coletiva nessa quarta-feira (13), o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, comentou o clima de expectativa.

Os lotes só poderão ser distribuídos depois da aprovação da vacina pela Anvisa. Por isso, a estimativa de Élcio Franco é que, se a agência reguladora autorizar o uso emergencial no domingo, as vacinas cheguem a todos os estados até o fim da semana que vem.

Franco ressaltou a importância de começar a vacinação, ao mesmo tempo, em todos os estados.

Além dos pedidos de uso emergencial das vacinas feitos pela Fiocruz e pelo Butantan, a farmacêutica União Química aguarda a autorização da Anvisa para começar o teste clínico da fase 3, de pesquisa em humanos, da vacina Sputnik V, do Instituto Gamalea. De acordo com a empresa brasileira, assim que o estudo for permitido, eles também vão pedir o uso emergencial, para 10 milhões de doses.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo