Avião vai à Índia buscar 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca

A aeronave parte hoje (14) do Galeão e deve chegar sábado no Brasil

Publicado em 14/01/2021 - 10:05 Por Victor Ribeiro - Brasília

Um avião da empresa Azul decola nesta quinta-feira (14) rumo a Mumbai, na Índia. Essa aeronave deve pousar sábado no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, e fabricada pelo laboratório Serum.

São as doses para as quais a Fiocruz solicitou autorização de uso emergencial. Já o Instituto Butantan fez o pedido emergencial para 6 milhões de doses da vacina produzida em parceria com o laboratório Sinovac.

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sai neste domingo (17) ao fim de uma reunião marcada para as 10h e com previsão de durar cinco horas. Todo o país pode acompanhar ao vivo pela TV Brasil e nos perfis da Anvisa, nas redes sociais.

Em uma entrevista coletiva nessa quarta-feira (13), o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, comentou o clima de expectativa.

Os lotes só poderão ser distribuídos depois da aprovação da vacina pela Anvisa. Por isso, a estimativa de Élcio Franco é que, se a agência reguladora autorizar o uso emergencial no domingo, as vacinas cheguem a todos os estados até o fim da semana que vem.

Franco ressaltou a importância de começar a vacinação, ao mesmo tempo, em todos os estados.

Além dos pedidos de uso emergencial das vacinas feitos pela Fiocruz e pelo Butantan, a farmacêutica União Química aguarda a autorização da Anvisa para começar o teste clínico da fase 3, de pesquisa em humanos, da vacina Sputnik V, do Instituto Gamalea. De acordo com a empresa brasileira, assim que o estudo for permitido, eles também vão pedir o uso emergencial, para 10 milhões de doses.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo zera imposto de remédio para tratamento de câncer

Também não será cobrado o imposto de importação de produtos utilizados por pessoas com deficiência, como alguns tipos de próteses endoesqueléticas transfemurais e teclados especiais para computadores e softwares.

Baixar arquivo
Geral

Crise hídrica é tema do programa Brasil em Pauta deste domingo (19)

Programa recebe o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, para falar sobre iniciativas do governo para reduzir os efeitos da seca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bombeiros controlam fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

O incêndio começou domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua e não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada. Foram queimados o equivalente a 12 mil campos de futebol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo