logo Radioagência Nacional
Saúde

Ministério da Saúde confirma reinfecção de Covid-19 por variante do AM

Mulher teve a doença pela primeira vez em março do ano passado
Baixar
Daniel Ito
15/01/2021 - 17:45
Brasília
Divulgada sequência genética de vírus dois dias depois de surgir o primeiro caso no Brasil. Artigos científicos são publicados com rapidez em todo o mundo (foto: Instituto Adolfo Lutz)
© Instituto Adolfo Lutz

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso de reinfecção de Covid-19 pela nova mutação do coronavírus identificado no Amazonas. A pasta disse que foi notificada do fato na quarta-feira.

A identificação foi feita pela Fundação Oswaldo Cruz na última terça. A nova variante do vírus foi encontrada em uma mulher de 29 anos que estava com sintomas leves da Covid-19. O Ministério da Saúde foi informado pela Fiocruz que a paciente já tinha desenvolvido a doença em março do ano passado.

O ministério disse que já compartilhou a confirmação do caso de reinfecção com a Opas, a Organização Pan-Americana da Saúde; e também com a Rede do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde.

A pasta também pediu aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios que sigam três recomendações: o fortalecimento das ações de controle da Covid-19; a ampliação do sequenciamento de rotina do vírus; e a ampliação das investigações de surtos e do rastreamento de contatos de todo novo caso confirmado da doença.

Existe a suspeita de que o aumento súbito de casos no estado do Amazonas tenha relação com essa nova variante do coronavírus — que foi identificado no estado pelo Ministério da Saúde do Japão. A confirmação do primeiro caso de reinfecção pode ser um indício de que mesmo as pessoas que já tiveram Covid estariam vulneráveis a essa nova cepa.

O Ministério da Saúde também confirmou outros três casos de reinfecção com linhagens do vírus que já estavam circulando no país. Esses casos ocorreram em São Paulo, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul.

x