Vacinação é suspensa em Manaus para controle de doses

Publicado em 21/01/2021 - 14:31 Por Maíra Heinen - Brasília

No Amazonas, a vacinação contra a covid-19 foi suspensa por um dia para os profissionais de saúde de Manaus, devido à pouca quantidade de doses.

Nesta quinta-feira (21), integrantes das Secretarias de Saúde do Estado e da prefeitura de Manaus se reuniram para definir quais os profissionais e as unidades de saúde que terão prioridade para receber as primeiras doses.

Mas já há um consenso: nesse primeiro momento de vacinação, o profissional que está mais exposto ao novo coronavírus terá prioridade. A vacina deve ser dada para quem trabalha nas unidades de referência, de média e alta complexidade, para quem tem contato direto com pacientes com covid-19, levando em conta fatores como comorbidade e a idade.

Nesta quinta-feira, só quem trabalha na ambulâncias do Samu recebeu a vacina.

Ainda em Manaus, houve também uma polêmica em relação a fotos de vacinação. O prefeito de Manaus, David Almeida, falou sobre uma portaria proibindo fotos de vacinação, numa transmissão ao vivo nas redes sociais.

No vídeo, David Almeida disse que circulam fotos de pessoas fora do grupo prioritário sendo vacinadas. Alegou que não são vacinas contra a covid-19, e sim contra outras doenças. Segundo ele, são fake news.

O Ministério Público do Amazonas vai apurar as notícias de que houve desvio de vacinas para pessoas que não pertencem ao grupo prioritário.

O Tribunal de Contas da União (TCU), por sua vez, começou nesta semana um grande levantamento de informações referentes aos planos estaduais de vacinação contra a covid-19, com destaque para o mapeamento dos grupos prioritários, mecanismos para assegurar o respeito a essas prioridades e a logística de distribuição e aplicação dos imunizantes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

ISP aponta queda nas mortes por intervenção policial no Rio de Janeiro

A queda de ocorrências se deu não pela propagação do coronavírus e medidas de distanciamento, mas por decisão do Supremo Tribunal Federal de restringir operações policiais nas favelas durante a pandemia

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal investiga desvios em recursos para combate à covid-19

De acordo com os investigadores, os desvios teriam ocorridos nos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, cidades da grande São Paulo e em Hortolândia, no interior paulista.

Baixar arquivo
Economia

Intenção de consumo das famílias tem queda de 2,5% em abril

A Intenção de Consumo das Famílias caiu 2,5% em abril, após registrar alta de 0,6% em março.

Baixar arquivo
Economia

Economia cresceu 1,4% em fevereiro, aponta FGV

A economia brasileira cresceu 1,4% em fevereiro na comparação com janeiro. A alta sinaliza continuidade na recuperação econômica, segundo o Monitor do PIB, divulgado nesta terça-feira (20) pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Economia

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em julho

A nova rodada do auxílio emergencial começa a ser paga nesta terça-feira a trabalhadores informais nascidos em julho. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

Baixar arquivo
Cultura

Acervo de religiões de matriz africana deve ser exposto ainda este ano

Parte do acervo de objetos sagrados das religiões de matriz africana apreendidos entre o fim do seculo 19 e metade do século 20 deve ser exposta no Museu da República no Rio de Janeiro ainda este ano.

Baixar arquivo