Aprovação do Brasil no Covax Facility segue para sanção presidencial
A proposta que autoriza a participação do Brasil no Covax Facility, consórcio mundial de acesso a vacinas contra a covid-19, foi aprovada nessa quinta-feira (04) pelos senadores e segue agora para sanção presidencial.
O Covax é coordenado pela Organização Mundial da Saúde. Essa aliança global reúne governos e fabricantes para garantir que os países, principalmente os mais pobres, tenham acesso igualitário às vacinas. Mais de 150 países participam do consórcio.
O senador Confuicio Moura, do MDB, relator da proposta, afirmou que a adesão do Brasil ao Covax Facility assegura um número adequado de vacinas para a população brasileira.
Mais de 10 milhões de doses já foram reservadas para os brasileiros no primeiro lote que será distribuído pela Covax. A expectativa é que as doses cheguem em fevereiro ao Brasil.
Voltando a falar do Senado, nesta primeira sessão de votação do ano, os senadores também aprovaram convite ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para participar de uma audiência pública na próxima semana que vai discutir a situação do Brasil na pandemia da covid-19 e também o plano de vacinação nacional.
Foi aprovada ainda a MP que destina verbas do setor elétrico para reduzir tarifas de energia até 2025.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![PF/Ceará Fortaleza- 06/12/2024 Operação Lavagem de Dinheiro Ceará
crédito: PF/Ceará](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Josué Emidio / Governo do Estad 31/07/2023, O governador de SP, Tarcísio de Freitas, durante coletiva de Imprensa sobre a prisão do assassino do PM da ROTA, Patrick Bastos Reis
Local: Palacio dos Bandeirantes SP
Foto: Josué Emidio / Governo do Estado de SP](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Foto TRF5 Brasília 06/12/2024 Iniciado na manhã desta sexta-feira (6) o último dia do Tribunal do Júri do caso Genivaldo de Jesus Santos, que morreu durante uma abordagem policial. Foto TRF5](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)