Campanha nas redes sociais alerta para riscos do câncer de pênis

Sociedade Brasileira de Urologia tira dúvidas sobre a doença

Publicado em 17/02/2021 - 08:12 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Excesso de trabalho, vida corrida. Muitas são as desculpas encontradas pelos homens para não realizar exames de rotina. Segundo especialistas, se antes da pandemia a busca por diagnóstico para algum mal-estar já era tardia, com a covid-19 essa procura diminuiu ainda mais.

Preocupada com esse cenário, a Sociedade Brasileira de Urologia lançou uma campanha em suas redes sociais, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças, entre elas, o câncer de pênis.

Ao contrário de outros tipos de tumores, como o de próstata que não apresenta sinais em fases iniciais, o câncer de pênis possui diversos indicativos que devem deixar o homem atento, como explica o urologista Roní Fernandes, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia.

Mesmo representando apenas 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem, esse tipo impacta na qualidade de vida dos pacientes, gerando consequências psíquicas e físicas. 

Os especialistas alertam que o não tratamento pode levar até mesmo à amputação do pênis, o que afetou mais de mil homens  entre os anos de 2019 e 2020, conforme dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Urologia.

A boa notícia, segundo o médico Roní Fernandes é que medidas simples, como uma boa higiene íntima diária utilizando água e sabão, podem prevenir a maioria dos casos, e devem ser ensinadas e incorporadas à rotina masculina, desde a infância.

Neste mês de fevereiro, a Sociedade Brasileira de Urologia intensificou o trabalho de esclarecimento à população sobre a doença. Através do canal de podcasts da Sociedade, disponível nos principais streamings de áudio, como Spotify e Deezer, e nas redes sociais da entidade médicos tiram dúvidas sobre o tema, entre elas, o passo a passo de uma higiene adequada e sinais da doença.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo