Campanha nas redes sociais alerta para riscos do câncer de pênis

Sociedade Brasileira de Urologia tira dúvidas sobre a doença

Publicado em 17/02/2021 - 08:12 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Excesso de trabalho, vida corrida. Muitas são as desculpas encontradas pelos homens para não realizar exames de rotina. Segundo especialistas, se antes da pandemia a busca por diagnóstico para algum mal-estar já era tardia, com a covid-19 essa procura diminuiu ainda mais.

Preocupada com esse cenário, a Sociedade Brasileira de Urologia lançou uma campanha em suas redes sociais, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças, entre elas, o câncer de pênis.

Ao contrário de outros tipos de tumores, como o de próstata que não apresenta sinais em fases iniciais, o câncer de pênis possui diversos indicativos que devem deixar o homem atento, como explica o urologista Roní Fernandes, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia.

Mesmo representando apenas 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem, esse tipo impacta na qualidade de vida dos pacientes, gerando consequências psíquicas e físicas. 

Os especialistas alertam que o não tratamento pode levar até mesmo à amputação do pênis, o que afetou mais de mil homens  entre os anos de 2019 e 2020, conforme dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Urologia.

A boa notícia, segundo o médico Roní Fernandes é que medidas simples, como uma boa higiene íntima diária utilizando água e sabão, podem prevenir a maioria dos casos, e devem ser ensinadas e incorporadas à rotina masculina, desde a infância.

Neste mês de fevereiro, a Sociedade Brasileira de Urologia intensificou o trabalho de esclarecimento à população sobre a doença. Através do canal de podcasts da Sociedade, disponível nos principais streamings de áudio, como Spotify e Deezer, e nas redes sociais da entidade médicos tiram dúvidas sobre o tema, entre elas, o passo a passo de uma higiene adequada e sinais da doença.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Senado: Cronograma para CPI da Covid será apresentado na segunda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que na próxima segunda-feira, vai apresentar o cronograma e os procedimentos para a instalação da CPI da Covid-19.

Na primeira reunião serão escolhidos por meio de votação o presidente e o vice-presidente da Comissão.

Baixar arquivo
Política

Joaquim Silva e Luna é aprovado para a presidência da Petrobras

O general foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da estatal realizada nesta sexta-feira (16). Também foram nomeados os sete integrantes da Diretoria Executiva da estatal. Três deles foram reconduzidos ao cargo.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa chega neste sábado a Moscou para vistoriar fábrica da Sputnik V

Conclusões vão subsidiar decisão sobre uso da vacina no Brasil. Anvisa faz busca ativa das informações, já que 40% dos documentos que devem ser entregues pelos fabricantes estão incompletos ou não chegaram a ser apresentados.

Baixar arquivo
Saúde

SP: Crianças e gestantes foram vacinadas contra covid por engano

 Ao todo, 51 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 por engano no estado de São Paulo. Eram pessoas que deveriam tomar a vacina contra a gripe e acabaram recebendo doses da Coronavac.

Baixar arquivo
Geral

SP libera comércio e cultos religiosos em nova fase de transição

Medidas restritivas anunciadas ficam entre a atual fase vermelha do Plano São Paulo e a laranja, que adota restrições ainda mais brandas. As regras valem a partir de domingo (18).

Baixar arquivo
Saúde

Mulheres vacinadas produzem leite materno com anticorpos para a covid

É o que aponta estudo israelense publicado esta semana no periódico científico americano Jama. Os anticorpos no leite materno sugerem potencial efeito protetor contra a infecção em bebês, mas ainda são necessários mais estudos.

Baixar arquivo