Vacinação para pessoas a partir de 50 anos no Amazonas começa dia 22

Ação faz parte de força tarefa para acelerar imunização contra covid

Publicado em 16/02/2021 - 14:24 Por Dayana Vítor - Brasília

A partir do dia 22 de fevereiro, começa a vacinação contra a covid -19 para pessoas a partir dos 50 anos de idade no Amazonas. A expectativa é imunizar, em 10 dias, todas as pessoas desse grupo, em 13 municípios. São eles: Manaus, Itapiranga, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Autazes, Rio Preto da Eva, Silves, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara e Manaquiri. Somente na capital, a meta é proteger 267 mil pessoas.

O anúncio foi feito após reunião do ministro da saúde Eduardo Pazuello, com os 13 prefeitos que governam as cidades da região metropolitana de Manaus. Também esteve presente o governador do estado, Wilson Lima, e o prefeito da capital, David Almeida. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde funciona o comitê de crise.

Essa aceleração na processo de imunizar os moradores de Manaus será realizada por meio de uma força-tarefa com a participação dos Ministérios da Defesa, Saúde, Governo do Amazonas e das prefeituras municipais, além de outros parceiros que estão sendo agregados.

O general Estevam Theophilo de Oliveira, que é comandante militar da Amazônia garantiu que não medirá esforços para o processo ser agilizado. 

O governador do Amazonas, Wilson Lima, acredita que o apoio de todos será fundamental para acelerar o processo de vacinação no estado.

O ministro da Saúde afirmou que a aceleração do Plano de Imunização contra a covid-19 no Amazonas será possível porque até o dia 22 de fevereiro, o governo terá recebido dois lotes de vacinas da Coronavac e de Oxford. Logo no início de março, outros dois lotes serão entregues. Além disso, a pasta vai destinar os 5% do Fundo de Imunização para o estado.

Lembrando que até o momento mais de 295 mil pessoas contraíram a doença no Amazonas e quase 10 mil morreram. Mais de 200 mil moradores do estado já foram vacinados contra a covid-19.

 

 


Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo