Vacinação para pessoas a partir de 50 anos no Amazonas começa dia 22
A partir do dia 22 de fevereiro, começa a vacinação contra a covid -19 para pessoas a partir dos 50 anos de idade no Amazonas. A expectativa é imunizar, em 10 dias, todas as pessoas desse grupo, em 13 municípios. São eles: Manaus, Itapiranga, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Autazes, Rio Preto da Eva, Silves, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara e Manaquiri. Somente na capital, a meta é proteger 267 mil pessoas.
O anúncio foi feito após reunião do ministro da saúde Eduardo Pazuello, com os 13 prefeitos que governam as cidades da região metropolitana de Manaus. Também esteve presente o governador do estado, Wilson Lima, e o prefeito da capital, David Almeida. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde funciona o comitê de crise.
Essa aceleração na processo de imunizar os moradores de Manaus será realizada por meio de uma força-tarefa com a participação dos Ministérios da Defesa, Saúde, Governo do Amazonas e das prefeituras municipais, além de outros parceiros que estão sendo agregados.
O general Estevam Theophilo de Oliveira, que é comandante militar da Amazônia garantiu que não medirá esforços para o processo ser agilizado.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, acredita que o apoio de todos será fundamental para acelerar o processo de vacinação no estado.
O ministro da Saúde afirmou que a aceleração do Plano de Imunização contra a covid-19 no Amazonas será possível porque até o dia 22 de fevereiro, o governo terá recebido dois lotes de vacinas da Coronavac e de Oxford. Logo no início de março, outros dois lotes serão entregues. Além disso, a pasta vai destinar os 5% do Fundo de Imunização para o estado.
Lembrando que até o momento mais de 295 mil pessoas contraíram a doença no Amazonas e quase 10 mil morreram. Mais de 200 mil moradores do estado já foram vacinados contra a covid-19.