Ministério da Saúde promove dia D de doação de sangue nesta terça
O dia D para doação de sangue vai ser nesta terça-feira (23). A campanha “Meu Sangue Brasileiro”, do Ministério da Saúde, promove um dia especial para incentivar a doação voluntária e regular de sangue.
E com a pandemia, vários homocentros espalhados pelo país vem sofrendo com a falta de doadores. Em 2020, foi observada uma queda da doação em cerca de 20%. Mas, o Ministério da Saúde não registrou desabastecimento de sangue nos estados.
E o pedido é para que a doação ocorra antes da vacinação contra a covid-19, já que após a aplicação da dose há um impedimento temporário do doador.
O Ministério da Saúde reforça que a doação é segura e não contraindica a vacinação, podendo inclusive o doador se vacinar após a doação de sangue ser feita.
E quem teve a covid deve aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas para se candidatar a doar sangue.
Os hemocentros estão tomando todas as medidas de segurança em relação à covid, como condições de higiene, antissepsia e distanciamento. A indicação é agendar um horário para doação e assim evitar a aglomeração.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar saudável. Lembre-se, tem sempre alguém precisando de sua doação.