Pandemia: prefeitos do Rio e de Niterói vão fechar o comércio
Em coletiva de imprensa conjunta, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o prefeito de Niterói, na região metropolitana, Axel Grael, anunciaram, nesta segunda-feira, medidas mais duras para restringir a circulação de pessoas nos dois municípios. O objetivo é conter a curva de contágio do coronavírus e aliviar o impacto na rede pública de saúde.
Apenas serviços essenciais vão poder funcionar entre os dias 26 de março e 04 de abril. Comercio de rua, lojas de shoppings, aulas presenciais, salões de beleza terão o funcionamento suspenso. Restaurantes e bares podem funcionar para entrega ou retirada de produtos.
Praias, parques e áreas de lazer só poderão ser acessados para atividades físicas individuais. Atividades culturais também estão suspensas. Igrejas e hotéis vão poder funcionar com limitações.
O município do Rio apresentou um aumento significativo nos números de internações da rede publica. Somente a fila de espera dessa segunda-feira registrava 670 pessoas aguardando por um leito especializado. O prefeito Eduardo Paes disse que os números são incontestáveis e lamentou que as medidas não tenham tido o apoio das demais autoridades da região metropolitana e do estado.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, justificou, mesmo diante da gravidade dos números, que o início da maioria das medidas só vai ocorrer a partir de sexta-feira, para que as pessoas possam se organizar para ficar em casa.
Na coletiva de imprensa, o prefeito Eduardo Paes ainda afirmou que prefere chamar as medidas de preservação da vida e não de antecipação de feriado, como o governador em exercício Claudio Castro pretende determinar, já que não se trata de uma situação para se comemorar ou planejar lazer.
Nessa terça-feira a Alerj, Assembleia Legislativa do Estado vai votar em regime de urgência a proposta do Governo estadual que prevê paralisação de 26 de março a 4 de abril, com a antecipação dos feriados de Tiradentes e São Jorge para os dias 29 e 30 de março. A proposta do executivo também estabelece como feriados os dias 26 e 31 de março e 1º de abril em todo o estado.
![Reuters/Ringo Chiu/proibida reprodução Bombeiros observam incêndio em Los Angeles
11/01/2025 REUTERS/Ringo Chiu](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução X /Copinha Fortaleza avança à terceira fase da Copinha 2025](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/ Agência Brasil Mariana (MG) - Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Antonio Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto reprodução. São Paulo-11/01/2025 Homens armados atacaram um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, no interior de São Paulo, no fim da noite desta sexta-feira (10). Na foto Gleison Barbosa e Valdir Nascimento. Foto Reprodução.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 13/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa para apresentação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)