logo Radioagência Nacional
Saúde

Pandemia: prefeitos do Rio e de Niterói vão fechar o comércio

Somente serviços essenciais podem funcionar
Baixar
Fabiana Sampaio, repórter da Rádio Nacional
22/03/2021 - 23:26
Rio de Janeiro

Em coletiva de imprensa conjunta, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o prefeito de Niterói, na região metropolitana, Axel Grael, anunciaram, nesta segunda-feira, medidas mais duras para restringir a  circulação de pessoas nos dois municípios. O objetivo é conter a curva de contágio do coronavírus e aliviar o impacto na rede pública de saúde.

Apenas serviços essenciais vão poder funcionar entre os dias 26 de março e 04 de abril. Comercio de rua, lojas de shoppings, aulas presenciais, salões de beleza terão o funcionamento suspenso. Restaurantes e bares podem funcionar para entrega ou retirada de produtos.

Praias, parques e áreas de lazer só poderão ser acessados para atividades físicas individuais. Atividades culturais também estão suspensas. Igrejas e hotéis vão poder funcionar com limitações.

O município do Rio apresentou um aumento significativo nos números de internações da rede publica. Somente a fila de espera dessa segunda-feira registrava 670 pessoas aguardando por um leito especializado. O prefeito Eduardo Paes disse que os números são incontestáveis e lamentou que as medidas não tenham tido o apoio das demais autoridades da região metropolitana e do estado.

O prefeito de Niterói, Axel  Grael, justificou, mesmo diante da gravidade dos números, que o início da maioria das  medidas só vai ocorrer a partir de sexta-feira, para que as pessoas possam se organizar para ficar em casa.

Na coletiva de imprensa, o prefeito Eduardo Paes ainda  afirmou que prefere chamar as medidas de preservação da vida e não de antecipação de feriado, como o governador em exercício Claudio Castro pretende determinar,  já que não se trata de uma situação para se comemorar ou planejar lazer.

Nessa terça-feira a Alerj, Assembleia Legislativa do Estado vai votar em regime de urgência a proposta do Governo estadual que prevê paralisação de 26 de março a 4 de abril, com a antecipação dos feriados de Tiradentes e São Jorge para os dias 29 e 30 de março. A proposta do executivo também estabelece como feriados os dias 26 e 31 de março e 1º de abril em todo o estado.

x