Paraná pode ficar sem medicamentos usados para intubação nesta semana
O Paraná enfrenta o risco de desabastecimento de remédios utilizados na intubação. O alerta foi feito pela Secretaria de Saúde do Estado. De acordo com a pasta, os relaxantes musculares utilizados na ventilação mecânica podem acabar nesta quinta-feira; e pode faltar sedativos e analgésicos a partir do dia 23.
A secretaria informou que já foi solicitada ajuda do Ministério da Saúde e que está estabelecendo protocolos para compra emergencial, inclusive com dispensa de licitação.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que distribuiu mais de 187 mil unidades de medicamento orotraqueal ao estado do Paraná desde o início da pandemia, e que faz o planejamento para aquisição desses produtos apoiando os estados com maior dificuldade logística.
No Distrito Federal, mais de 300 pacientes aguardam leito de UTI nesta terça-feira, segundo dados da Secretaria de Saúde. Ainda de acordo com a pasta, 100 novos leitos estão sendo abertos nos hospitais de Santa Maria, do Gama e o de Base.
Com relação ao abastecimento de oxigênio, a secretaria informou que houve aumento de consumo em função do aumento do número de leitos, e que está monitorando o estoque. Segundo a pasta, no momento, não há risco de desabastecimento.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou que a taxa de transmissão do vírus diminuiu de 1,22 para 1,01 devido às medidas de restrição de circulação de pessoas no DF, mas que os efeitos dessa diminuição só devem ser sentidos na rede hospitalar daqui a duas semanas.
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 09/12/2024 o relator da reforma tributária, Senador Eduardo Braga durante coletiva a imprensa para esclarecer alguns pontos antes da leitura oficial do parecer da proposta de regulamentação da Reforma Tributária.
Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vacina Covid-19 Fiocruz.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rosinei Coutinho/SCO/STF Sessão plenária do STF. 29/02/2024 - Ministro Flávio Dino na sessão plenária do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Edifício-Sede do Banco Central em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte/EBC Destaque Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)