São Paulo adia medidas mais restritivas, apesar da lotação em UTIs

Publicado em 10/03/2021 - 20:40 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Apesar de contar com a maior infraestrutura hospitalar do país, 82% dos leitos de UTI no estado de São Paulo estão ocupados. Esse nível é considerado crítico e algumas cidades já começam a admitir que entraram em colapso.

Em Ribeirão Pires, que fica na região metropolitana da capital paulista, o prefeito Clovis Volpi admitiu que a saúde da cidade está em colapso.

Em várias outras cidades, já não existem mais leitos disponíveis, como Embu das Artes, Poá e Taboão da Serra.

Em Taboão, 11 pessoas morreram à espera de um leito de UTI. A Secretaria-Geral do município alega que pediu ajuda do governo do estado para remover os pacientes. Já o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, confirmou que o sistema está sobrecarregado, mas negou que os pacientes de Taboão ou outros pacientes que esperam por leitos de UTI estejam sem assistência.

O governador do estado, João Dória, chegou a anunciar a abertura de mais 338 novos leitos, sendo 167 de terapia intensiva. Mas, apesar da situação crítica, adiou o anúncio de medidas mais restritivas para combater a propagação do vírus, como a proibição dos jogos do campeonato paulista de futebol e da celebração de cultos religiosos.

Desde o dia 6, São Paulo foi rebaixada para a fase vermelha, a mais restritVociva de todas no Plano São Paulo, em que só os serviços essenciais podem funcionar. Na semana passada, o coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, Paulo Menezes, chegou a anunciar que o centro estuda criar uma nova fase para o plano, com uma nova cor e medidas mais duras para garantir o isolamento social, mas isso ainda não aconteceu. Nesta quinta-feira (11), haverá uma nova coletiva de imprensa do governo do estado, e são esperados os anúncios de novas medidas.

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo