Sem vagas em UTIs, DF decreta toque de recolher

Governo local promete a criação de novos leitos ainda esta semana

Publicado em 09/03/2021 - 11:32 Por Gésio Passos - Brasília

Sem vagas de UTI para pacientes com a covid-19, o governo do Distrito Federal anunciou, nesta segunda-feira (08), toque de recolher entre 22h e 5h.

Nesse período, todos devem permanecer em casa, com exceção de deslocamentos de caráter excepcional para atender necessidades de saúde ou compra de medicamentos. O transporte coletivo vai continuar funcionando para esses deslocamentos inadiáveis.

Os estabelecimentos comerciais devem fechar as portas às 22h. Somente hospitais, clínicas, farmácias, postos de gasolina e funerária vão poder funcionar. Entregas poderão ser feitas até às 23h, desde que os pedidos sejam realizados até as 22h.

O secretário-chefe da Casa Civil do governo do DF, Gustavo Rocha, diz que a decisão pelo toque de recolher é consequência da alta aceleração das contaminações pelo coronavírus.

O governo do DF justificou que as atividades com maior taxa de transmissão ocorrem a noite, e por isso outras atividades, como escolas e academias, continuam autorizadas a funcionar.

O toque de recolher não será válido para servidores públicos, policiais, bombeiros, profissionais de saúde, advogados em diligência para alvarás de soltura, e representantes eleitos do poder executivo e legislativo.

O descumprimento do toque de recolher prevê multa de R$ 2 mil e encaminhamento para autoridade policial. A restrição de locomoção vale até 22 de março, mas pode ser prorrogada.

O governo do DF informou que o hospital de campanha do estádio Nacional Mané Garrincha foi desmontado em outubro devido ao encerrado do contrato. O governo ainda anunciou a contratação de outros 3 hospitais de campanha, que podem acolher até 300 leitos de enfermaria.

Em relação ao oxigênio hospitalar, o governo disse que não há problemas no seu fornecimento e que o contrato atende à demanda. Caso seja necessário será feita a aquisição emergencial.

Nessa segunda (08), a ocupação das UTI chegou a 96%. O governo promete a criar 119 novos leitos ainda nesta semana na capital federal.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo