Anvisa chega neste sábado a Moscou para vistoriar fábrica da Sputnik V

Conclusões vão subsidiar decisão sobre uso da vacina no Brasil

Publicado em 16/04/2021 - 21:07 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Duas equipes da Anvisa chegam neste sábado (17) a Moscou, na Rússia. Neste domingo, os técnicos têm uma reunião na Embaixada do Brasil e, de segunda a sexta-feira, vão avaliar as condições sanitárias de fabricação da vacina Sputnik V.

Três inspetores vão até a cidade de Vladimir, onde funciona a empresa Generium. E outras duas servidoras irão até Ufa, vistoriar a UfaVita. As conclusões estarão no relatório de Boas Práticas de Fabricação da vacina.

A Sputnik V é desenvolvida pelo Instituto Gamaleya e, aqui no Brasil, é representada pela empresa União Química, que pediu autorização para fazer uso emergencial de 10 milhões de doses. Já um grupo formado pelo Consórcio de Governadores do Nordeste e mais três estados quer autorização para importar outros 66 milhões de doses.

Como mais de 40% dos documentos estão incompletos ou não chegaram a ser apresentados, os técnicos da Anvisa já se colocaram à disposição para receber e trazer para o Brasil essa documentação. O retorno deles está previsto para o outro sábado, dia 24.

Ainda sobre vacinas, os governadores do Consórcio Nordeste fizeram nesta sexta-feira (16) uma reunião com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles pediram ajuda internacional para aumentar a oferta de vacinas ao Brasil e solicitaram a suspensão temporária de patentes, para ampliar a produção de imunizantes.

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz submete à Anvisa pedido de registro com IFA nacional

A Fundação Oswaldo Cruz submeteu, nesta sexta-feira, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pedido de inclusão de Biomanguinhos como unidade produtora do IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, utilizado para fabricação do imunizante.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro entra na bandeira verde do risco Covid

Os dados estão no novo Mapa de Risco e mostram que, pela primeira vez, o risco de transmissão da Covid estão muito baixos no estado.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro vacina mais de 67 mil pessoas em um único dia

Prefeitura faz campanha para vacinação contra a Influenza A. Qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade, pode ser vacinada.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Amapá lança campanha de registro civil de pessoas trans

Para mudar o nome que está registrado na certidão de nascimento, é só ir a um cartório e fazer a solicitação, sem a necessidade comprovação de cirurgia de mudança de sexo ou decisão judicial.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa diz que 48% dos entrevistados viajaram de avião na pandemia

O levantamento, feito pelo Conselho Internacional de Aeroportos, indicou que quase metade das pessoas ouvidas viajaram desde o início da pandemia e têm maior probabilidade de viajar de avião novamente.

Baixar arquivo