Covid-19: mais de 70 mil paraibanos não foram tomar 2ª dose da vacina
Mais de 70 mil paraibanos que tomaram a primeira dose da vacina CoronaVac até o começo do mês de março ainda não apareceram para tomar a segunda dose.
O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou as redes sociais para fazer um apelo. Ele disse que essa dose é fundamental para garantir a imunização e deve ser tomada em um intervalo de 28 dias após a primeira.
O diretor Associação Médica Brasileira, José Fernando Macedo, destacou a importância das duas doses para a imunização.
Quando autorizou o uso das vacinas, a Anvisa analisou as pesquisas disponíveis para indicar o intervalo entre as duas doses. A agência reguladora autorizou que a vacina de Oxford/AstraZeneca tenha intervalo de até 12 semanas - 84 dias - entre a primeira e a segunda dose. Já a CoronaVac deve manter o intervalo de quatro semanas.
Então, se você já tomou a primeira dose da vacina, confira seu cartão de vacinação. Quem tomou a CoronaVac até o dia 5 de março deve procurar um posto de vacinação para tomar a segunda dose e concluir a imunização.
Se você perdeu a data, ainda pode tomar a segunda. Em caso de dúvida, ligue para a secretaria de Saúde da sua cidade.
Até esta sexta-feira, 509 mil paraibanos tinham sido vacinados, sendo que 95 mil já tomaram as duas doses. No Brasil, são 20,5 milhões de vacinados, dos quais 4,5 milhões com a imunização completa. Os números são do sistema Localiza SUS.