Equipe técnica da Anvisa vai vistoriar fábricas que produzem Sputnik V

Publicado em 09/04/2021 - 20:09 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma equipe técnica da Anvisa embarca semana que vem para a Rússia. Lá eles vão fazer uma vistoria para verificar o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação da vacina Sputnik V.

A inspeção será em duas fábricas diferentes. A primeira, de 15 a 21 de abril, na unidade que produz o IFA, Insumo Farmacêutico Ativo, que é a matéria-prima, e também fabrica a vacina finalizada. A segunda visita técnica está prevista para ir do dia 19 a 23 deste mês, na empresa responsável pelas etapas finais de envase e embalagem.

As datas das inspeções foram definidas a pedido das autoridades russas, para que tivessem tempo de preparar a documentação necessária para vistoria. A equipe da Anvisa também vai tentar conseguir os documentos que faltam para iniciar a análise do pedido de uso da Sputnik V no Brasil.

A vacina é desenvolvida pelo Instituto Gamaleya e, aqui no país, é representada pelo laboratório União Química. A Anvisa recebeu dois pedidos de uso do imunizante. Um de uso emergencial, feito pelo laboratório. E o outro de exportação excepcional, feito por 14 governadores. Mas as análises dependem da apresentação de todos os dados.

De acordo com o painel da Anvisa faltam 18% dos documentos e outros 24% estão incompletos.

Hoje à tarde, o diretor-presidente da agência reguladora, Antônio Barra Torres, recebeu uma visita do embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy. Um pouco antes, Barra Torres fez uma reunião virtual com o embaixador da Índia, Suresh Reddy.

O recente aumento de casos confirmados e de mortes na Índia atrasou o envio de IFA para a fabricação de vacinas na Fiocruz. E a Anvisa não autorizou o uso do imunizante indiano Covaxin no Brasil, por problemas no cumprimento das Boas Práticas de Fabricação.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo