Kits intubação recebidos pelo Rio de Janeiro suprem demanda de 10 dias

Publicado em 19/04/2021 - 16:38 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Saúde garantiu, nesta segunda-feira (19), que as últimas remessas feitas do chamado kit intubação são suficientes para suprir a demanda por 10 dias em todos os hospitais públicos e privados com leitos covid-19 no Rio de Janeiro. De quinta-feira passada até esta terça, 373 mil unidades de sedativos e bloqueadores estão sendo repassadas para 38 municípios do estado.

Na última semana, 94 mil medicamentos chegaram a 75 hospitais, e agora, todo o restante está sendo entregue a 70 unidades de saúde.

Desde março, o Ministério da Saúde decidiu centralizar a compra desses medicamentos, por isso, os estados e municípios estão precisando aguardar as remessas federais para repor seus estoques, sistema que tem gerado muita insegurança para os gestores.

A Secretaria de Saúde diz que o cenário é preocupante e, por isso, esses insumos devem ser destinados de forma prioritária aos pacientes de covid que precisam de intubação. A pasta já deu início a um processo de compra para suprir a necessidade do estado a prazo mais longo, de três meses.

Na capital, até os medicamentos que estavam guardados no Centro de Controle de Zoonoses para uso veterinário foram repassados aos hospitais. Além disso, todas a cirurgias eletivas permanecem suspensas, para reservar os insumos aos pacientes infectados pelo novo coronavírus que necessitem de intubação.

Em outra frente, a Defensoria Pública vem levantando a situação dos hospitais do estado, e até sexta-feira já havia recebido informações de 19 unidades. 14 delas informaram dificuldade com relação aos seus estoques de sedativos e bloqueadores.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo