SP retoma vacinação de gestantes com comorbidades na segunda-feira

Imunização ocorrerá com CoronaVac, e vale também para puérperas

Publicado em 12/05/2021 - 21:41 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou a retomada da vacinação de gestantes com comorbidades e as mulheres que acabaram de dar à luz, as puérperas, a partir da próxima segunda-feira (17).

A vacinação foi suspensa nessa terça-feira pelo Ministério da Saúde, depois de identificado caso de trombose em gestantes que tomaram a vacina da Oxford/AstraZeneca.

Agora a vacinação no estado de São Paulo vai ser retomada apenas com a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan.

Apesar da vacinação com a AstraZeneca seguir suspensa, o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, lembrou que as reações adversas são raras e muito menos perigosas que a própria covid-19.

Podem tomar a vacina gestantes e puérperas com mais de 18 anos e que tenham comorbidades. Gestantes precisam apresentar o cartão de acompanhamento do pré-natal ou laudo médico.

E para as puérperas que tiveram bebê a menos de 45 dias, basta apresentar a declaração de nascimento do bebê. A estimativa é que de que 100 mil mulheres sejam vacinadas.

O governo também anunciou que a partir do dia 21 de maio começa a vacinação das pessoas com comorbidades entre 45 e 49 anos de idade. A estimativa é vacinar mais de 670 mil pessoas em todo o estado.

Para facilitar o acesso da população às vacinas, a partir dessa quinta-feira vão ser abertos postos de vacinação nas estações de trem, metrô e ônibus na Região Metropolitana São Paulo. Ao todo serão seis postos de vacinação. Três em estações da companhia de trens metropolitanos, dois em estações da linha vermelha do metrô e um em uma estação de ônibus.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo