SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

Publicado em 11/06/2021 - 22:10 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Um novo exame para detectar fungos que atacam o sistema nervoso pode ser feito agora pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. O teste rápido para o rastreio do fungo Cryptococcus, e também para o diagnóstico de meningite criptocócica, é destinado a pessoas portadoras do vírus da imunodeficiência humana assintomática.

A incorporação do teste ao SUS foi publicada em portaria do Diário Oficial da União desta sexta-feira (11).

Segundo o Ministério da Saúde, a meningite criptocócica é uma das infecções oportunistas mais importantes do mundo e a causa mais comum de meningite em pessoas que vivem com HIV; mas também preocupa outros pacientes imunocomprometidos. O Cryptococcus é uma espécie de fungo que causa processo inflamatório no cérebro.

A meningite por fungos não é contagiosa e a transmissão acontece por meio da inalação de fungos causadores da criptococose, presentes na natureza, que podem se manter alojados nos pulmões sem manifestação até que a doença se desenvolva.

O Ministério da Saúde destaca que o novo teste fornece um resultado definitivo em aproximadamente 10 minutos, a baixo custo. O exame pode ser realizado no mesmo local onde o paciente imunocomprometido é atendido no SUS.


 

 

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Airton Cascavel nega participação em negociações de compra de vacinas

A CPI da Pandemia ouviu, nesta quinta-feira, o ex-assessor do Ministério da Saúde, Airton Soligo, conhecido como Airton Cascavel. Ele explicou que sua função era dialogar com governadores e prefeitos e negou que tenha participado de negociações sobre compra de vacinas.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro confirma Bruno Bianco como futuro ministro da AGU

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, nesta quinta-feira, que Bruno Bianco será o novo ministro da AGU, a Advocacia-Geral da União.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição no Rio reflete sobre futuro das cidades

A vida nas grandes cidades é o tema da exposição “Futuros Urbanos”, que acontece no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio: Metrô faz ação de prevenção e combate à violência contra mulher

Os 15 anos da Lei Maria da Penha serão lembrados com rondas, até o próximo sábado (7), dentro dos vagões femininos, para atendimento e orientação às passageiras.

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada: parte da delegação brasileira embarca para disputa

Na madrugada desta quinta-feira (5), as seleções paralímpicas de natação, tênis de mesa, halterofilismo e goalball, além de membros das comissões técnicas, médica e administrativa, embarcaram rumo a sede dos Jogos.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Flamengo faz jogo de volta contra ABC, em Natal

O técnico Renato Gaúcho, Gabigol e os principais jogadores do Flamengo não viajaram para Natal, onde o rubro-negro enfrenta nesta quinta-feira (5), às 21h30, o ABC pela Copa do Brasil.

Baixar arquivo