Saiba quais alimentos devem ser evitados após se curar da covid-19

Publicado em 23/07/2021 - 19:18 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Nutricionistas alertam apara a importância da alimentação na recuperação de pessoas que tiveram covid 19. Alimentos nutritivos, baixo índice de gordura e horários regulares. Parecem recomendações básicas para orientar a alimentação de qualquer pessoa. Mas ganham ainda mais importância para quem está se recuperando do coronavírus.

A alimentação adequada ajuda o sistema imunológico no combate às infecções, principalmente das pessoas que passaram por internação.

Segundo a nutricionista Raquel Adjafre, é importante reforçar uma alimentação baseada em proteínas, frutas e verduras, visando não sobrecarregar o fígado, que pode estar sobrecarregado por causa dos medicamentos do tratamento.

O problema é que nem sempre é fácil seguir essas orientações. Isso porque uma das sequelas comuns da doença são as perdas do paladar e do olfato.

O professor de educação física, Diogenes de Souza Lima, de 28 anos, conhece o problema. Ele teve covid em agosto do ano passado e ficou quase um ano sem sentir cheiros ou sabores. E aí, nesses casos, a recomendação é comer mesmo sem vontade.

Os nutricionaistas também indicam principalmente alimentos in natura. Já os industrializados e ultraprocessados, como conservas, massas prontas para bolos, macarrão instantâneo ou refrigerantes devem ser evitados. Isso porque são alimentos ricos em corantes, conservantes e outras substâncias que podem atrapalhar a absorção de nutrientes.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios fazem leilão de 701 mil itens a partir de segunda-feira (27)

São os chamados refugos, ou seja, produtos que continuam aos cuidados dos Correios, mesmo após várias tentativas de entrega aos destinatários.

Baixar arquivo
Geral

Novo aplicativo do Bolsa Família já tem 200 mil downloads

Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Baixar arquivo
Cultura

80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media. E mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional.

Baixar arquivo
Cultura

Nova edição da ViradaSP começa neste sábado em Mogi das Cruzes (SP)

Na programação de hoje estão apresentações do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do cantor e contador de causos Rolando Boldrin, no quadro Rolando Prosa.

Baixar arquivo
Economia

Caixa inicia pagamento da sexta parcela do Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro e transferências bancárias para quem nasceu em maio serão liberados no dia 8 de outubro. Valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Economia

Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Economista alerta que a previsão depende do controle da pandemia.

Baixar arquivo