UFPR quer desenvolver vacina 100% nacional contra covid e mais doenças
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) busca recursos para desenvolver uma vacina 100% nacional e de baixo custo contra a covid-19 e outras doenças.
A pesquisa está em fase de testes pré-clínicos, aquela que utiliza animais e, por enquanto, o financiamento é do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. Mas, para conseguir financiar a terceira fase, que é a de testes em humanos, será preciso cerca de R$ 50 milhões, comenta o reitor da UFPR, Ricardo Fonseca.
A vacina desenvolvida pela UFPR utiliza nanopartículas, que são mil vezes menores do que um grão de areia, e carregam uma proteína até as células e, assim, combatem o coronavírus. E essa mesma tecnologia vai ser aplicada para o desenvolvimento de vacinas para outras doenças, como zika, dengue, chikungunya e parasitoses.
O lançamento da campanha para atrair parceiros ocorreu nesta sexta-feira (2) em coletiva virtual para a imprensa, quando foi apresentado um site, que vai ser utilizado para a captação de investimentos, como detalhou a publicitária da UFPR, Priscila Bonfim.
Qualquer pessoa ou empresa pode ajudar. O endereço do site é: vacina.ufpr.br