OPAS alerta para risco de disseminação da variante delta nas Américas

Variante já é transmitida em 22 países do continente

Publicado em 09/08/2021 - 20:59 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Opas, Organização Pan-Americana de Saúde, divulgou um alerta sobre o risco da disseminação da variante delta do coronavírus pelo continente americano nos próximos meses. A delta já é transmitida de forma comunitária em 135 países, sendo 22 nas Américas, incluindo o Brasil. E é uma das quatro variantes que preocupam as autoridades de saúde em escala mundial.

Na semana passada, prefeitos e governadores comentaram sobre a última fase de abertura das atividades no país, como a autorização para grandes eventos e os planos para eventos públicos de Réveillon e Carnaval.

O professor e pesquisador da Universidade Estadual Paulista João Pessoa Araújo Júnior é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia. Para ele, o momento ainda exige cautela, principalmente porque a variante delta é transmitida mais rápido que as outras. Segundo João Pessoa, o ciclo de transmissão ainda não foi reduzido no Brasil.

A Opas sugeriu, ainda, que os países se preparem para uma nova onda de casos de covid-19 e retomem os planos de mobilização dos profissionais de saúde e de equipamentos para a possível disparada dos casos de internação com necessidade de UTI. A entidade recomendou a intensificação da testagem e do mapeamento genético do vírus, para descobrir quais cepas estão em circulação.

A Opas também alertou para a necessidade de acelerar a conclusão da vacinação, incluindo a segunda dose para quem tomar as vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.

O pesquisador João Pessoa Araújo Júnior também alerta para o risco de que o vírus crie mutações resistentes às vacinas, ao infectar pessoas que tomaram apenas a primeira dose do imunizante.

A Opas ainda recomenda a intensificação das campanhas para que a população mantenha as medidas de distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscara.

*Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo