Covid-19: Fiocruz recebe nova remessa de IFA para produção de vacina

Serão produzidas 5,6 milhões de doses de vacinas

Publicado em 25/10/2021 - 11:43 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fiocruz recebeu mais uma remessa do IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, em quantidade suficiente para a produção de 5,6 milhões de doses da vacina contra a covid-19. O desembarque do lote, que veio da China, aconteceu na manhã desse domingo (24), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. 

Além desse quantitativo, a Fiocruz informou que já tem 15 milhões de doses em controle de qualidade, para liberação, e mais uma leva em diferentes estágios de produção. 

Ainda de acordo com a Fundação, a nova remessa de IFA vai garantir entregas semanais ininterruptas de vacina ao Programa Nacional de Imunizações, até a terceira semana de novembro. A última transferência de imunizante feita pela Fiocruz ao Ministério da Saúde foi na última quarta-feira (20), um total de 2,1 milhões de doses. Ao todo, a Fiocruz já repassou ao programa 113,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca. 

E, já estão em análise nos Estados Unidos, dois lotes de pré-validação de IFA produzido no Brasil, e encaminhado pela Fiocruz para controle de qualidade externo. O processo de testagem realizado nos laboratórios norte-americanos é complexo. Ele envolve 14 etapas, sendo a mais longa delas com duração de 56 dias. Antes de seguir para os Estados Unidos, os lotes foram aprovados em todos os testes internos de qualidade da Fundação Oswaldo Cruz.

A produção do IFA nacional teve início em julho e também seguiu diferentes etapas, com um rígido controle de qualidade. Ao todo, são mais de 80 testagens ao longo do processo de fabricação do insumo. A previsão é que a Fiocruz encaminhe, já em novembro, o pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária para novo registro da vacina AstraZeneca tendo como base o ingrediente ativo produzido em solo brasileiro.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo