Você conhece a sigla T.E.A? Esse é o Transtorno do Espectro Autista, que está ligado ao desenvolvimento neurológico. Existem várias formas de manifestação do transtorno, classificadas em leves, moderadas e severas.
Na maior parte dos casos, os sinais aparecem logo na infância: dificuldades na comunicação, na compreensão e na interação social são característicos de alguns autistas. Mas não são regra geral.
A pediatra Ana Márcia Alves, alerta para a necessidade de um diagnóstico precoce.
As famílias ou responsáveis por uma pessoa diagnosticada com autismo enfrentam uma batalha diária para garantir direitos e acessibilidade. Quem relata essas dificuldades é a Cátia Medeiros, que é mãe do Vinícius, um adulto de 29 anos, autista, com grau severo de comprometimento. Ele é não-verbal e não-alfabetizado. O diagnóstico veio aos 2 anos e meio de idade e ela pôde procurar um tratamento para o filho.
Em 2016, em parceria com outras quatro mães, criaram a Associação Pais e Amor, que hoje, presta assistência a mais de 200 famílias. Ela diz que muitas barreiras precisam ser rompidas ainda, principalmente na área da assistência social e suporte as famílias, mas comemora o avanço nos direitos dos autistas.
Em janeiro de 2020, a Lei Romeo Mion entrou em vigor. Ela criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que deve ser emitida de forma gratuita por estados e municípios. Esse documento permite que a pessoa autista tenha preferência em filas e acesso à meias-entradas. Um alívio para a Cátia e tantas outras mães.
A Lei Romeo Mion faz parte da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, criada em 2012.
Esse documento garante o atendimento integral de saúde da comunidade autista, como o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes pelo SUS.
*com supervisão de Raquel Mariano.
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad, tendo ao lado o presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e o senador Randolfe Rodrigues, fala com jornalistas após reunião na residência oficial do Senado. Na reunião, os ministros vão entregar a Alcolumbre a lista dos projetos prioritários do governo federal em tramitação no Congresso e os que ainda serão enviados à Casa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Arte EBC Podcast Dizem as fontes, episódio 3 o público](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Brasília (DF) 13/02/2025 - Movimentação no último dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tony Winston/Agência Brasília Criança em atendimento. Inalação por Bronquiolite (Hospital Materno Infantil de Brasília, Brasília, DF, em 10/7/2017)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)