País deve ter 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade até 2025

Alimentação saudável e atividade física previnem câncer de mama

Publicado em 20/10/2021 - 11:42 Por Cláudio Lobato - Repórter da Rádio Cultura FM - Belém

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 53% da população brasileira está acima do peso e, segundo a Faculdade de Medicina de São Paulo, até 2025, o Brasil deve ter 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade. Em relação aos casos de câncer de mama em pessoas obesas, o principal destaque do assunto está na importância de ter uma alimentação saudável, como forma de prevenção. Além disso, ter uma vida saudável também é fundamental. Isso inclui ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e evitar bebidas alcoólicas.

Danielle Feio, coordenadora da oncologia clínica do Hospital Ophir Loyola, aconselha o controle de peso durante o tratamento.

O Outubro Rosa aborda as preocupações com os riscos do câncer de mama a fim de conscientizar a sociedade o ano todo sobre os cuidados preventivos. Em Belém, o atendimento oncológico do Hospital Ophir Loyola, em 2019, registrou 677 casos e, em 2020, 646. Este ano, até outubro, foram acompanhados 299 casos. Essa redução acompanha o tratamento que inclui atenção com alimentação e atividades físicas. 

Danielle Feio, coordenadora da oncologia clínica do hospital, destaca a importância da alimentação e de outros hábitos saudáveis para a cura e a prevenção do retorno da doença.

E se você quiser evitar todos esses problemas de saúde, é só seguir o conselho de Danielle Feio, com a mudança de hábitos.

A obesidade contribui para a maior prevalência de casos de câncer de mama, principalmente pelo excesso de níveis de insulina. Há alguns tumores que apresentam risco relativo maior em se desenvolverem em pacientes obesos, quando comparado com pessoas que estão com seu peso adequado. Os principais são: câncer de mama, colo retal, ovário, pâncreas, fígado, rim, próstata e colo do útero.

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo