País deve ter 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade até 2025

Alimentação saudável e atividade física previnem câncer de mama

Publicado em 20/10/2021 - 11:42 Por Cláudio Lobato - Repórter da Rádio Cultura FM - Belém

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 53% da população brasileira está acima do peso e, segundo a Faculdade de Medicina de São Paulo, até 2025, o Brasil deve ter 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade. Em relação aos casos de câncer de mama em pessoas obesas, o principal destaque do assunto está na importância de ter uma alimentação saudável, como forma de prevenção. Além disso, ter uma vida saudável também é fundamental. Isso inclui ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e evitar bebidas alcoólicas.

Danielle Feio, coordenadora da oncologia clínica do Hospital Ophir Loyola, aconselha o controle de peso durante o tratamento.

O Outubro Rosa aborda as preocupações com os riscos do câncer de mama a fim de conscientizar a sociedade o ano todo sobre os cuidados preventivos. Em Belém, o atendimento oncológico do Hospital Ophir Loyola, em 2019, registrou 677 casos e, em 2020, 646. Este ano, até outubro, foram acompanhados 299 casos. Essa redução acompanha o tratamento que inclui atenção com alimentação e atividades físicas. 

Danielle Feio, coordenadora da oncologia clínica do hospital, destaca a importância da alimentação e de outros hábitos saudáveis para a cura e a prevenção do retorno da doença.

E se você quiser evitar todos esses problemas de saúde, é só seguir o conselho de Danielle Feio, com a mudança de hábitos.

A obesidade contribui para a maior prevalência de casos de câncer de mama, principalmente pelo excesso de níveis de insulina. Há alguns tumores que apresentam risco relativo maior em se desenvolverem em pacientes obesos, quando comparado com pessoas que estão com seu peso adequado. Os principais são: câncer de mama, colo retal, ovário, pâncreas, fígado, rim, próstata e colo do útero.

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa da UFAP estuda benefícios de plantas na saúde da mulher

Plantas medicinais usadas por comunidades tradicionais no tratamento de distúrbios menstruais e infecções ginecológicas podem contribuir como recursos alternativos complementares em prol da saúde da mulher. 

Baixar arquivo
Esportes

Abner Teixeira é eleito para Comissão de Atletas de Boxe

Abner Teixeira, medalhista olímpico na categoria mais de 91 quilos, foi eleito esta semana entre 26 candidatos de diversos países juntamente com mais 9 boxeadores.

Baixar arquivo
Cultura

Rádio Nacional celebra 64 anos com programa direto do Parque da Cidade

Em celebração aos 64 anos da Rádio Nacional de Brasília será realizado um programa direto do Parque da Cidade neste sábado, dia 28 de maio, três dias antes do aniversário da emissora.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

STF adia decisão sobre acordo coletivo no transporte

O Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quinta-feira, a conclusão do julgamento que vai decidir se as convenções coletivas que tratam de direitos não previstos na Constituição prevalecem sobre as leis trabalhistas. 

Baixar arquivo
Justiça

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes

Na semana passada Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo