Pela primeira vez, desde o início da pandemia de Covid-19, a cidade do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense estão com o risco muito baixo para contaminação pelo novo coronavírus. A classificação de bandeira verde na Região Metropolitana I consta do Mapa de Risco da doença feito pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e se baseia, entre outros indicadores, no número de mortes em uma semana, que caiu de 301 para 130 nesses municípios, uma queda de 56,8%.
Na média geral, o estado do Rio de Janeiro teve 45% menos internações e 52% menos óbitos por síndrome respiratória aguda grave na semana de 10 a 16 de outubro, comparada à de 26 de setembro a 2 de outubro. Ao divulgar os dados nesta sexta-feira, o governo do estado informou que, com o avanço da campanha de imunização e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação de leitos segue em queda sustentável.
A ocupação de unidades de terapia intensiva passou de 41%, no levantamento anterior, para 33% no decorrer desta semana. Para os leitos de enfermaria, o recuo foi de 21% para 20%. Os percentuais são os menores do ano, e parte dos leitos está sendo revertida para tratamentos de outras especialidades.
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 06/03/2024 – Entregadores de aplicativo trabalham na região do Centro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo; Agencia Brasil Rio de Janeiro - Policiais do Batalhão de Operações Especiais, do Batalhão de Polícia de Choque e de diversas UPPs foram à Rocinha para reforçar o policiamento na comunidade.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gravadora RCA Brasília (DF) 17/01/2025 - José Bezerra da Silva foi um cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical coco e samba, em especial de partido-alto
Foto: Gravadora RCA](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família. Na foto Enzo Manoel (6 anos)
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil Guararema (SP), 27/01/2024 - Ato em comemoração aos 40 anos do MST na Escola Nacional Florestan Fernades, em Guararema, interior de São Paulo, com a presenca de ministros. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)