STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

Decisão atende a pedido do município

Publicado em 16/10/2021 - 15:54 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, restabeleceu a exigência do passaporte da vacina contra a covid na cidade de Macaé, na região norte fluminense.

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação para o acesso e permanência em estabelecimentos.

A medida havia sido suspensa por decisão de desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio, a pedido do deputado estadual Márcio Gualberto, do PSL.

O parlamentar alegou que a exigência do passaporte viola direitos fundamentais. E que a adoção do documento poderia provocar “danos de difícil reparação aos estabelecimentos comerciais e aos munícipes”.

O ministro do STF suspendeu a liminar, sem entrar no mérito do pedido. Fux afirmou que a restrição imposta pelo decreto municipal é medida de combate à pandemia, prevista em lei. Segundo ele, o prefeito de Macaé, nos limites da competência dele, estabeleceu medidas de caráter temporário e excepcional, para conter a disseminação do vírus e garantir o funcionamento dos serviços de saúde.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

No DF postos de combustíveis são notificados por lesar consumidores

Cinco postos de combustíveis foram notificados e três bombas interditadas nessa quarta-feira em Brasília por lesar consumidores na entrega do produto. A quantidade recebida pelos compradores ficava abaixo da margem de erro estipulada pelo Inmetro.

Baixar arquivo
Geral

RJ: polícias Civil e Militar realizam operação no Complexo da Maré

De acordo com a Secretaria de Estado da PM, o objetivo da operação é encontrar os assassinos do policial Sandro Santos da Silva, baleado durante um ataque em janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: mais um carro explode durante abastecimento com GNV

Um veículo explodiu quando era abastecido com gás natural, na manhã desta quinta-feira, em um posto de combustíveis no bairro Balneário, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

PIB registra alta no 1º trimestre, mas indústria e agricultura caíram

O PIB nacional do primeiro trimestre teve crescimento de 1%. Indústria, comércio e serviços apresentaram resultados positivos, mas a agricultura sofreu com a quebra parcial na safra de soja.

Baixar arquivo
Economia

Cesta básica ficou 13% mais cara no 1º semestre de 2022

Esse é um dos dados apresentados pela Associação Brasileira de Supermercados, que nesta quinta-feira (11), divulgou dados do setor de junho e do primeiro semestre de 2022.

Baixar arquivo
Cultura

Casa de Frans Krajcberg é destruída pela prefeitura de Nova Viçosa

O artista, falecido há 5 anos, deixou em testamento os bens, inclusive o acervo e a casa, para o estado da Bahia, responsável pela administração e preservação do legado artístico.

Baixar arquivo