Covid-19: Ômicron é a variante dominante nos Estados Unidos

Publicado em 21/12/2021 - 11:01 Por Andrea Gomes Durão - Repórter da RFI - Paris

A Ômicron já é a variante dominante nos Estados Unidos onde o presidente americano, Joe Biden, deve fazer um pronunciamento, nesta terça-feira, sobre novas medidas para gestão da pandemia.

A Ômicron foi responsável por 73% das novas infecções por covid-19 no país na semana encerrada em 18 de dezembro, de acordo com dados divulgados na noite de segunda-feira. Na semana anterior, o número era de apenas 12%. A proporção da Ômicron chega a 95% dos casos em alguns estados do noroeste dos Estados Unidos, como Oregon, Washington e Idaho; no sudeste americano, a Flórida é o estado mais afetado pela variante.

A Ômicron também está em alta em Belém, na Terra Santa, onde o Natal está em baixa. As restrições de viagens a estrangeiros devido à circulação da variante levam o setor turístico israelense e palestino a uma crise sem precedentes.

Os guias turísticos e os proprietários de hotéis esperavam uma temporada bem melhor, já que milhares de estrangeiros reservaram hotéis para comemorar as festas de fim de ano em cidades israelenses e palestinas.  Mas a resposta hoje é totalmente oposta.

A Terra Santa se prepara novamente para o Natal sem visitantes estrangeiros, depois que Israel  fechou novamente as fronteiras do país em 28 de novembro. Ainda ao turismo interno, os governos israelenses e palestinos não decretaram pelo menos por enquanto um novo lockdown, quer dizer quem está na região pode se locomover e visitar locais sagrados.

O resultado é um pessimismo generalizado, principalmente, em Belém, que vive do turismo internacional.

Edição: RFI / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo
Geral

Ouvidorias organizam maratona para defesa dos direitos dos usuários

Junho é o mês da segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias.

Baixar arquivo
Internacional

Fórum Econômico Mundial: Zelensky defende mais sanções contra a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira que a invasão russa no país é um precedente histórico

Baixar arquivo