Covid-19: Ômicron é a variante dominante nos Estados Unidos

Publicado em 21/12/2021 - 11:01 Por Andrea Gomes Durão - Repórter da RFI - Paris

A Ômicron já é a variante dominante nos Estados Unidos onde o presidente americano, Joe Biden, deve fazer um pronunciamento, nesta terça-feira, sobre novas medidas para gestão da pandemia.

A Ômicron foi responsável por 73% das novas infecções por covid-19 no país na semana encerrada em 18 de dezembro, de acordo com dados divulgados na noite de segunda-feira. Na semana anterior, o número era de apenas 12%. A proporção da Ômicron chega a 95% dos casos em alguns estados do noroeste dos Estados Unidos, como Oregon, Washington e Idaho; no sudeste americano, a Flórida é o estado mais afetado pela variante.

A Ômicron também está em alta em Belém, na Terra Santa, onde o Natal está em baixa. As restrições de viagens a estrangeiros devido à circulação da variante levam o setor turístico israelense e palestino a uma crise sem precedentes.

Os guias turísticos e os proprietários de hotéis esperavam uma temporada bem melhor, já que milhares de estrangeiros reservaram hotéis para comemorar as festas de fim de ano em cidades israelenses e palestinas.  Mas a resposta hoje é totalmente oposta.

A Terra Santa se prepara novamente para o Natal sem visitantes estrangeiros, depois que Israel  fechou novamente as fronteiras do país em 28 de novembro. Ainda ao turismo interno, os governos israelenses e palestinos não decretaram pelo menos por enquanto um novo lockdown, quer dizer quem está na região pode se locomover e visitar locais sagrados.

O resultado é um pessimismo generalizado, principalmente, em Belém, que vive do turismo internacional.

Edição: RFI / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

OMS estima que haverá 700 milhões de pessoas obesas em 2025

Dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade, data de conscientização sobre essa doença que cresce a cada ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2025, 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estarão acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Neste domingo (3), no Campeonato Baiano, o Bahia venceu o Jacuipense por 2 a 0 e o Vitória venceu Itabuna também por 2 a 0. Já no Campeonato Carioca, Taça Guanabara, o Botafogo goleou o Fluminense 4 a 2 e o Vasco goleou a Portuguesa por 4 a 0. 

Baixar arquivo
Política

Mudanças nas regras eleitorais estão na pauta do Senado esta semana

Novas regras eleitorais devem ser debatidas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta semana. Entre as principais mudanças, aumento de 4 para 5 anos dos mandatos políticos, o fim da reeleição para o executivo, e também a possibilidade de coincidência entre as eleições federal, estaduais e municipais, que podem ocorrer no mesmo dia.

Baixar arquivo
Geral

Acre enfrenta uma das maiores enchentes da sua história

O governo do Acre decretou emergência em saúde pública, na última sexta-feira, por causa das cheias dos rios e do aumento do volume de chuvas das últimas semanas. Até agora, 19 municípios se encontram em estado de emergência, afetados pelas inundações de rios e igarapés.

Baixar arquivo
Internacional

Conselho de Segurança da ONU convoca reunião sobre Oriente Médio hoje

No sábado, mais um grupo de países se posicionou a favor de um cessar-fogo na região. Dessa vez, foram os 24 países que formam a CELAC, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, reunidos em São Vicente e Granadinas.

Baixar arquivo
Geral

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

O julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal volta para a pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana. O presidente da corte, Luís Roberto Barroso, agendou o debate para esta quarta-feira (6).

Baixar arquivo