Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Publicado em 07/12/2021 - 20:13 Por Solimar Luz - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o surto de gripe tem revelado um outro problema recorrente, já conhecido da população fluminense: emergências superlotadas de pessoas em busca de tratamento, e atendimento demorado em algumas Unidades de Saúde.

 Em Duque de Caxias, na baixada fluminense, foi registrado um aumento de 300% nos atendimentos da rede municipal de Saúde. Na Região Serrana, também foi identificada uma procura maior nos postos, a exemplo das cidades de Petrópolis e Nova Friburgo. 

Na capital fluminense, onde foram registrados os primeiros casos de síndrome gripal pelo vírus Influenza A, na comunidade da Rocinha, na zona Sul carioca, a situação não é diferente. Em três semanas, a capital registrou mais de 21 mil casos de gripe, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre, dor no corpo, cenas que se tornaram comuns nos últimos dias.

Para atender a demanda da população que busca atendimento, o governo do estado instalou na capital fluminense, tendas para o atendimento de casos leves de gripe, ao lado das UPAs, Unidades de Pronto Atendimento, de Marechal Hermes, Tijuca, Botafogo e do Hospital Getúlio Vargas, na Penha.

Diante do aumento de casos da doença, muitas pessoas procuraram postos de saúde para se imunizar. Com isso, o município tem enfrentado também falta de doses da vacina e decidiu, na última sexta-feira, suspender a imunização até que cheguem novos lotes.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economia

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Baixar arquivo