Anvisa confirma terceiro surto do fungo Candida auris no país

Publicado em 13/01/2022 - 21:19 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa confirmou agora há pouco o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil. É no Hospital da Restauração, no Recife, em Pernambuco, e foi confirmado após a análise do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia. 

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pelo menos dois pacientes foram diagnosticados com a doença. Os dois deram entrada no hospital no ano passado. Um homem, de 38 anos, teve alta no dia 30 de dezembro. Já uma mulher de 70 anos morreu no dia 5 deste mês. Um terceiro caso suspeito, que está em investigação laboratorial.

Ainda segundo a Anvisa, nessa situação o surto é caracterizado pelo surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país - mesmo que fosse apenas um paciente.

A Anvisa informou que o Hospital da Restauração já estabeleceu medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto. A força-tarefa nacional foi acionada e várias ações de vigilância, monitoramento, prevenção e controle foram intensificadas. Essa força-tarefa é composta por instituições públicas de saúde locais e nacionais.

A Candida auris é um superfungo, resistente a diversos remédios - o que dificulta o combate à infecção. Além disso, é difícil de identificar, porque costuma ser confundido com outras leveduras. Desde 2016 a Organização Mundial da Saúde alerta sobre o risco de surtos desse fungo na América Latina. No Brasil, o primeiro caso de Candida auris foi relatado em 2020.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo