Cremerj lança Cartilha Verão com orientações para cuidar da saúde

Material também reforça cuidados contra a covid-19

Publicado em 26/01/2022 - 11:38 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As micoses, alergias, intoxicação alimentar, desidratação e as ites, como conjuntivites e otites, muito comuns nesta época mais quente do ano, podem ser evitadas com cuidados básicos, que começam pela higiene, ingestão de água e sucos e boa alimentação.

Estas e outras dicas para a população aproveitar este período com segurança e sem descuidar da saúde estão na Cartilha Verão, lançada  pelo Cremerj, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

A cartilha alerta também para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, e destaca a importância dos cuidados contra a gripe. Tem mais: na luta contra a covid-19 reafirma que é importante intensificar os cuidados como higienizar adequadamente as mãos, usar máscaras e evitar aglomerações, além de estar com a vacinação em dia.

O presidente do Cremerj, Walter Palis, afirma que a cartilha também traz informações sobre a imunização das crianças de 5 a 11 anos contra o novo coronavírus, já iniciada no país.

A publicação tem seis páginas, é toda ilustrada e está disponível em formato on-line no site do Cremerj. O material é assinado pela Comissão de Saúde Pública e pela Câmara Técnica de Clínica Médica do Conselho.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo