logo Radioagência Nacional
Saúde

Com aceleração da Ômicron, Pernambuco aumenta restrições

Baixar
Kethully Góes - Repórter da Rádio Universitária FM
09/02/2022 - 09:00
Recife

Análise feita pelo governo de Pernambuco revela que a contaminação pela variante Ômicron continua em aceleração, vista com clareza no aumento do número de casos de Sindrome Respiratória por covid. Em sete dias foram 650 pedidos de leitos de UTI. E no momento mais de 900 pacientes seguem internados na terapia intensiva por conta da doença. Nesta quinta semana epidemiológica, o governo também registrou 59 óbitos. A consequência natural do agravamento da situação foi o aumento de restrições em vigor a partir desta quarta-feira (9).

A principal delas é a redução na capacidade de público em eventos, incluindo plateias de cinema, circo, teatro e jogos de futebol. O secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, deu um destaque especial a mais aguardada das suspensões, a das festas durante o carnaval.

Até 25 de fevereiro o limite de público em eventos foi reduzido de três mil para 500 pessoas, se o espaço for aberto, e de mil para 300 pessoas, em ambientes fechados.

Para todo e qualquer evento com 300 pessoas ou mais serão exigidos a apresentação do comprovante vacinal completo e um teste negativo para a covid. Secretário encerrou a coletiva reforçando a importância de acelerarmos a vacinação com a segunda dose e a dose de reforço.

Dos pacientes que vieram a óbito neste ano, quase 80% não estavam totalmente imunizados. E entre os que seguem internados na rede pública, 83% não completaram o esquema vacinal.  

x