CoronaVac: gestantes vacinadas passaram anticorpos ao bebê, diz estudo
![REUTERS/Carla Carniel/Direitos reservados Vacinação de gestantes contra doença coronavírus (COVID-19) em São Paulo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Um estudo de caso realizado por cientistas da Universidade Estadual Paulista e da Universidade do Sul de Santa Catarina demonstrou que gestantes que tomam a vacina CoronaVac transmitem anticorpos contra a covid-19 para o bebê.
Publicada na revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, a pesquisa analisou o plasma sanguíneo de um recém-nascido e, segundo o médico infectologista e professor da Unesp Alexandre Barbosa, constatou que o bebê desenvolveu anticorpos neutralizantes contra o SARS-Cov-2 depois de sua mãe ter sido vacinada com duas doses da CoronaVac.
O pesquisador ressalta que esse foi o primeiro caso na literatura médica de uma comprovação de transmissão materno-fetal de proteção de anticorpos neutralizantes usando CoronaVac. Estudo semelhante, realizado na Turquia, também mostrou que a imunização durante a gravidez com CoronaVac leva à passagem de anticorpos contra covid-19 para recém-nascidos.
O médico Alexandre Barbosa ressalta que a transferência de anticorpos transplacentários é um fenômeno observado em outras situações, seja por doença prévia da mãe, seja pela vacinação.
O estudo brasileiro observou que a imunização passiva do bebê ocorre em diversos momentos da gestação, mas quanto mais próxima do parto acontece a vacinação contra covid-19, maior a quantidade de proteção que o bebê recebe. A imunidade do recém-nascido, no entanto, é temporária, como explica o infectologista.
Grávida de gêmeos, a bancária Eduarda Bahiense conta que foi imunizada com a primeira dose da CoronaVac com 12 semanas de gestação. Já com o esquema vacinal completo, ela tem expectativa de que os bebês recebam os anticorpos contra a doença.
Atualmente, os pesquisadores da Unesp e Unisul estão realizando estudos mais amplos para avaliar o percentual de anticorpos neutralizantes em gestantes e recém-nascidas com a CoronaVac e outros imunizantes contra covid-19.
![utopiamaceradaenchocolate/ Instagram Julieta Hernandez, artista venezuelana de circo morta no Amazonas. Foto: utopiamaceradaenchocolate/ Instagram](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Nova Iguaçu (RJ) 12/10/2024 - A sede do PCS Lab Saleme, laboratório de análises clínicas interditado pela Anvisa para investigação da infecção de pacientes transplantados pelo vírus HIV, a partir de exames falso-negativos de doadores. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 17/10/2024 Câmara dos Deputados durante sessão plenária virtual para a votação de projetos. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rawpick/Freepick Inteligência Artificial - Ciência, Tecnologia; Pesquisa. Foto: Rawpick/Freepick](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados Botafogo, Palmeiras, Brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)