CoronaVac: gestantes vacinadas passaram anticorpos ao bebê, diz estudo

Pesquisa é da Unesp-SP e da Universidade do Sul de Santa Catarina

Publicado em 04/02/2022 - 21:19 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um estudo de caso realizado por cientistas da Universidade Estadual Paulista e da Universidade do Sul de Santa Catarina demonstrou que gestantes que tomam a vacina CoronaVac transmitem anticorpos contra a covid-19 para o bebê.

Publicada na revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, a pesquisa analisou o plasma sanguíneo de um recém-nascido e, segundo o médico infectologista e professor da Unesp Alexandre Barbosa, constatou que o bebê desenvolveu anticorpos neutralizantes contra o SARS-Cov-2 depois de sua mãe ter sido vacinada com duas doses da CoronaVac.

O pesquisador ressalta que esse foi o primeiro caso na literatura médica de uma comprovação de transmissão materno-fetal de proteção de anticorpos neutralizantes usando CoronaVac. Estudo semelhante, realizado na Turquia, também mostrou que a imunização durante a gravidez com CoronaVac leva à passagem de anticorpos contra covid-19 para recém-nascidos.

O médico Alexandre Barbosa ressalta que a transferência de anticorpos transplacentários é um fenômeno observado em outras situações, seja por doença prévia da mãe, seja pela vacinação.

O estudo brasileiro observou que a imunização passiva do bebê ocorre em diversos momentos da gestação, mas quanto mais próxima do parto acontece a vacinação contra covid-19, maior a quantidade de proteção que o bebê recebe. A imunidade do recém-nascido, no entanto, é temporária, como explica o infectologista.

Grávida de gêmeos, a bancária Eduarda Bahiense conta que foi imunizada com a primeira dose da CoronaVac com 12 semanas de gestação. Já com o esquema vacinal completo, ela tem expectativa de que os bebês recebam os anticorpos contra a doença.

Atualmente, os pesquisadores da Unesp e Unisul estão realizando estudos mais amplos para avaliar o percentual de anticorpos neutralizantes em gestantes e recém-nascidas com a CoronaVac e outros imunizantes contra covid-19. 

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo