Hoje, 24 de março, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Publicado em 24/03/2022 - 14:13 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em 2020, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) eram 10 milhões de pessoas com a doença no mundo. Até 2019, antes da pandemia da covid, a tuberculose era a primeira causa de morte por um único agente infeccioso, ultrapassada apenas pelo coronavírus, nos dias atuais.

No ano passado, foram mais de 68 mil novos casos registrados no Brasil e em 2020, quase 70 mil. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, a pandemia pode ter maquiado esses dados, com subnotificações já que houve uma queda no número de registros. A pasta destaca ainda que pessoas mais pobres e com doenças crônicas, como HIV, são mais vulneráveis à bactéria que causa a doença.

E justamente para ajudar a combater e prevenir a tuberculose, o governo federal aproveita o Dia Mundial de Combate à doença, para lançar ações que ajudam nesse objetivo. Para este ano, 4 novos testes serão lançados para ampliar o número de diagnósticos, publicações e guias também foram formatados para orientar a população e os profissionais de saúde.

O Brasil tem a meta de reduzir a incidência da tuberculose em 90% até 2035, alcançando 10 casos por 100 mil habitantes. É o Plano Brasil Livre da Tuberculose, que pretende também reduzir o número de mortes em 95%, com a meta de 230 óbitos também até 2035.

O ministro da saúde substituto, Rodrigo Cruz, destacou a importância de todos se vacinarem com a BCG, que previne a tuberculose, e destacou também que o diagnóstico precoce é essencial para alcançarmos as metas do Plano.

Os sintomas da tuberculose são tosse prolongada, por mais de 30 dias, febre e perda de peso. Nesses casos, é preciso buscar uma Unidade Básica de Saúde. 

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo