Ômicron ainda é a variante de covid que predomina no Estado de SP

Publicado em 30/03/2022 - 14:37 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A variante ômicron permanece como a predominante entre as amostras positivas de Covid-19 no estado de São Paulo. Isso é o que revela o boletim epidemiológico mais recente da Rede de Alerta das Variantes do Sars Cov2, coordenada pelo instituto Butantan. 

De acordo com o boletim, a ômicron foi identificada em 99,3% das amostras sequenciadas neste ano de 2022. Cabe lembrar que essa variante foi a principal causa do pico de novos casos no estado e no país até o início de março. 

No mundo, a nova preocupação é com relação à subvariante da Omicron, denominada de BA2. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela já corresponde a 86% dos novos casos, sendo predominante na região do sudeste asiático, na Europa e nos Estados Unidos.

Além disso, estudos preliminares sobre essa subvariante mostram que ela pode ser mais contagiosa que a cepa original da ômicron; mas, por outro lado, não há evidencias de que a BA2 possa ser mais perigosa ou mortal.

Alguns pesquisadores afirmam que o relaxamento das medidas de contenção, como uso de máscaras, pode também explicar o aumento de novos casos e a predominância da BA2 em algumas regiões do mundo.

Por isso as orientações para evitar a infecção por Covid são as mesmas, buscar se vacinar, inclusive as doses de reforço no período correto; e continuar com o uso de máscaras em ambientes fechados.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo