Ômicron ainda é a variante de covid que predomina no Estado de SP

Publicado em 30/03/2022 - 14:37 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A variante ômicron permanece como a predominante entre as amostras positivas de Covid-19 no estado de São Paulo. Isso é o que revela o boletim epidemiológico mais recente da Rede de Alerta das Variantes do Sars Cov2, coordenada pelo instituto Butantan. 

De acordo com o boletim, a ômicron foi identificada em 99,3% das amostras sequenciadas neste ano de 2022. Cabe lembrar que essa variante foi a principal causa do pico de novos casos no estado e no país até o início de março. 

No mundo, a nova preocupação é com relação à subvariante da Omicron, denominada de BA2. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela já corresponde a 86% dos novos casos, sendo predominante na região do sudeste asiático, na Europa e nos Estados Unidos.

Além disso, estudos preliminares sobre essa subvariante mostram que ela pode ser mais contagiosa que a cepa original da ômicron; mas, por outro lado, não há evidencias de que a BA2 possa ser mais perigosa ou mortal.

Alguns pesquisadores afirmam que o relaxamento das medidas de contenção, como uso de máscaras, pode também explicar o aumento de novos casos e a predominância da BA2 em algumas regiões do mundo.

Por isso as orientações para evitar a infecção por Covid são as mesmas, buscar se vacinar, inclusive as doses de reforço no período correto; e continuar com o uso de máscaras em ambientes fechados.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo